Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 9 de abril de 2013

Inclusão do Mercado de Trabalho foi o tema da "Trabalho e Renda"


(Fotos: Thiago Freitas)
Secretário de Trabalho e Renda, Ozeias Marins

Durante o seminário “Do Cheque Cidadão à Assinatura da Carteira de Trabalho”, realizado nesta segunda-feira (08), na Câmara Municipal de Campos, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Ozéias Marins, vereador licenciado, enfatizou que tão importante quanto qualificar o trabalhador é encaminhá-lo para o mercado de trabalho.
"É preciso cumprir uma última etapa, que é a fase de inclusão no mercado. Há pessoas que têm cursos, mas não atuam em área nenhuma. É isso que temos feito na secretaria, contactando empresas para empregar esse pessoal”, declarou.
O secretário manifestou preocupação com a velocidade com que o setor privado tem tocado seus empreendimentos no Açu e em Barra do Furado e diante da possibilidade da migração de mão de obra de fora em razão da falta de pessoal capacitado na região.
“Ainda não havíamos dado conta dessa explosão de crescimento e a chegada de grandes empreendimentos, quando a prefeita Rosinha Garotinho teve a iniciativa de perceber, em boa hora, essa exigência e decidiu criar a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em 2009”, disse.
Durante o seminário, foram debatidos os entraves e soluções para inserção no mercado de trabalho. Uma conclusão unânime foi que a demanda continua a ser maior do que o atendimento. Apesar dos imensos esforços do governo e instituições de capacitação, há ainda carência de mão de obra qualificada. Mas que hoje já existe a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, criada há quatro anos pela prefeita Rosinha Garotinho, com um olhar mais atento para a questão da qualificação.
O subsecretário de Trabalho e Renda, José Alberto

O subsecretário municipal de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira, também foi um dos palestrantes do seminário. Ele falou dos cursos oferecidos pela secretaria e de pessoas que conseguiram inserção no competitivo mercado de trabalho.
“Nossa intenção é oferecer cada vez mais oportunidades à população”, disse ele. Somente de janeiro a fevereiro deste ano, foram 1.407 empregos com carteira assinada, intermediados pela Secretaria de Trabalho e Renda. Além de oferecer vagas de emprego, o órgão também faz emissão de carteira de trabalho, ajuda a produzir e emite currículos, faz a captação de vagas para o empregador e encaminha o empregado à área que irá servir, seja através de e-mail, currículos ou individualmente.
Ampliação – O subsecretário anunciou o Programa de Certificação de Saberes Adquiridos ao Longo da Vida (Certific), parceria que está sendo tentada com o governo federal. Segundo disse, profissionais da música, construção civil, turismo e hospitalidade, eletroeletrônica ou pesca que ainda não têm sua qualificação reconhecida podem conseguir sua certificação através de uma escola que ofereça a oportunidade. Os trabalhadores têm seus conhecimentos avaliados e também podem receber cursos para melhorar a sua formação, sem custos. O interessado deve ter pelo menos 18 anos.

Nenhum comentário: