Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 27 de maio de 2013

Câmara comemora o 29 de Maio com teatro e música

A Câmara Municipal vai comemorar, nesta quarta-feira, dia 29, às 18 horas, o aniversário de fundação da Villa de Sam Salvador dos Campos, fato ocorrido no dia 29 de maio de 1677, com a apresentação do único texto teatralizado sobre o episódio, escrito e dirigido por Winston Churchill Rangel e que foi encenado em 1977, nos 300 anos do fato, quando foi instalado um marco em frente a Igreja de São Francisco, local original da matriz do Santíssimo Salvador.

A peça, com 23 atores, figurinos de Roney Brandão e produção de nana Rangel, dura cerca de 30 minutos e foi montada como um auto (Auto de Fundação da Villa de Sam Salvador dos Campos). Será encenada nas escadarias da Câmara e, por se tratar de um texto histórico da maior importância sobre a formação da cidade de Campos, todos deveriam assisti-la, principalmente estudantes e professores.

Para abrilhantar a comemoração da data, Dr. Edson Batista recebeu o apoio do Trianon e será apresentada no foyer da Câmara a Orquestra Municipal de Campos e, na sessão plenária, além da abordagem da data, a banda do Colégio Municipal 29 de Maio deverá apresentar-se, após a sessão normal do Legislativo. 

Será uma noite inesquecível, com certeza. E o 29 de Maio, que teve poucas comemorações e lembranças no decorrer dos anos, com certeza passará a ser considerada mais importantes da cidade, aliando-se ao 28 de março e ao 06 de agosto. A Câmara está de parabéns e a sociedade vai se conscientizando que fazemos parte da história do Brasil, desde seus primórdios. 

Registre-se que meus livros sobre os 360 anos da Festa de São Salvador e os 360 anos da Câmara de Vereadores (que deveriam estar nas estantes de cada leitor desta terra) mostram bem a importância de Campos no contexto da colonização. E, em breve, a Câmara vai oferecer, digitalizada e disponível para qualquer interessado, a obra do historiador Alberto Lamego (oito volumes).    

Nenhum comentário: