Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 9 de maio de 2013

Câmara e Academia de Letras promovem debate no 13 de maio


(Fotos: Thiago Freitas)
Presidente da Câmara, Edson Batista

Presidente da Academia de Letras, Hélio Coelho

A Câmara Municipal de Campos e a Academia Campista de Letras promoverão em conjunto, na próxima segunda-feira (13/5), uma sessão solene, em virtude dos 125 anos da abolição da escravatura no Brasil. A solenidade, que acontece às 17h, marca o começo da parceria cultural entre o Legislativo e a casa de letras.

Na ocasião, serão proferidas duas palestras acerca da história da escravidão em nosso país, seus personagens e as consequências e efeitos na sociedade até os tempos atuais, no que tange a realidade social da população afrodescendente. Pela Câmara, a professora Cléa Leopoldina Almeida - membro da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, especializada em Educação Brasileira Para Populações Negras e mestre em Política Social pela UFF - abordará o tema “Política social e inserção da população afrodescendente no mercado de trabalho”; pela ACL, o jornalista, relações públicas, pesquisador e acadêmico Vilmar Rangel falará sobre "José do Patrocínio - protagonista libertário , proclamador da República e herói esquecido".
Segundo o presidente da Câmara, Edson Batista, a solenidade tem como objetivo revisitar um período importante da história do Brasil, cujos reflexos ainda são sentidos nas condições de vida da população afrodescendente. "Não temos intenção de por o dedo em feridas, enveredando por questões contraditórias da história. Queremos sim, com esta celebração, mostrar que quanto mais distante fica o 13 de maio de 1888, mais fortalecida podemos ver a conquista de uma cidadania justa para os que descendem deste povo que tanto sofreu em nossa história, pois muito tem avançado as políticas que visam reparar aquilo que consideramos um grande erro histórico".
O historiador e presidente da ACL, Hélio de Freitas Coelho, também ressaltou a importância de lembrar a figura histórica de José do Patrocínio, jornalista campista que foi um dos líderes do movimento abolicionista.
"Saber que um dos mais importantes nomes envolvidos no longo processo de extinção da escravidão era um campista nos deixa orgulhosos e numa posição compromissada de não deixar com que esta luta, de canetas e armas, não caia em esquecimento. Lembrar patrocínio é lembrar mais um importante capítulo da história do país em que nossa cidade fez-se presente", disse o acadêmico.

Nenhum comentário: