Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 11 de maio de 2013

Churchill e Roney montam Auto sobre o 29 de maio na Câmara

Que eu me lembre, a única vez que a criação da Vila de San Salvador dos Campos foi comemorada, ocorreu em 1977, quando dos 300 anos de fundação, com direito a marco histórico (que ainda está lá) colocado em frente à Igreja de São Francisco. Era a administração Raul Linhares/Wilson Paes. 

Na época, Winston Churchill, em tempo recorde, escreveu sobre a formação da Vila, desde a chegada dos Sete Capítães nos campos limpos (em 1633), iniciando efetivamente a nossa colonização. Churchill conseguiu, com sua genialidade, escrever em duas semanas o texto (único até agora) que conta muito bem e com bom humor, a fundação da Vila em 29 de maio de 1677.

Agora, Dr. Edson Batista quer que a data, das mais importantes da nossa história, seja lembrada. E convidou Churchill para montar o espetácuilo O Auto de Fundação da Vila de San Salvador nas escadarias da Câmara, justamente no dia 29, às 19 horas. Segundo Roney, responsável pelo figurino, o espetáculo, com 23 atores em cena, "vai ficar muito bonito". 

Pouca gente sabe sobre o 29 de maio. Esperamos quem, aqueles que se interessam por história, pela nossa história, estejam presentes. Haverá sessão normal da Câmara às 17 horas e, em seguida, todos descerão para assistir o espetáculo que começará às 19. Serão 50 minutos de plasticidade, beleza, e mais que isso, único relato teatralizado da formação da nossa comunidade. 

Para quem não atentou para o fato, a formação da Villa em 1677 é mais importante que a elevação à categoria de Cidade em 1835. Como muita gente não sabe do fato, nem que todo norte/noroeste era Campos, incluindo São João da Barra (criada depois) e os demais municípios, que foram emancipados muito depois, é uma boa pedida. A peça de Churchill  é esclarecedora e numa linguagem que todos entendem. 

Todos estão convidados. E que as autoridades do município, dos diversos poderes, estejam presentes...

Nenhum comentário: