Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 12 de maio de 2013

Papa proclama, hoje, santos da Colômbia e do México


O papa Francisco proclamará neste domingo os primeiros santos de seu pontificado: a freira colombiana Laura Montoya y Upegui (1874-1949), a mexicana Guadalupe García Zavala, conhecida como 'madre Lupita' (1878-1963) e 801 mártires italianos assassinados em 1480 pelos turco-otomanos. As informções são da Agência EFE.
A cerimônia acontecerá na Praça de São Pedro, contando com a presença de delegações oficiais da Colômbia - liderada pelo presidente Juan Manuel Santos -, México e Itália, além de milhares de fieis, dos três países, além de religiosas das congregações fundadas pelas duas freiras.
A data de canonização das duas religiosas latino-americanas e dos mártires italianos foi fixada pelo papa Bento XVI, no dia 11 de fevereiro, no mesmo consistório de cardeais no qual anunciou que renunciaria ao Pontificado em 17 dias depois.
Laura de Jesús Montoya y Upegui, uma professora escolar, defensora dos indígenas, escritora e mística, é a fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias da Beata Virgem Maria Inmaculada e de Santa Catalina de Siena. Ela será a primeira santa colombiana.
A mexicana Anastasia Guadalupe García Zavala é a co-fundadora das Servas de Santa Margarita María e dos Pobres. Conhecida como 'madre Lupita' era enfermeira, e em momentos de crise financeira no hospital onde trabalhava, chegou a mendigar, até ajudar a solucionar os problemas para atender os pacientes.
Além disso, viveu época de perseguição a Igreja Católica no país, nas décadas de 10 e 20 do século passado. Segundo seus biógrafos, chegou a arriscar a vida para esconder sacerdotes e até o arcebispo de Guadalajara Francisco Orozco y Jiménez.
O italiano Antonio Primaldo e 800 companheiros foram assassinados pelos turco-otomanos em 13 de agosto de 1480, na cidade de Otranto, ao recusar negar a fé cristã.
(Extraída do Jornal do Brasil)

Nenhum comentário: