Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Edson Batista é homenageado no Rio

(Fotos: Check)
Dr. Edson recebe diploma de Emérito e Medalha do Mérito Cirúrgico
do Colégio Brasilerio de Cirurgiões, em solenidade no Riocentro

Edson foi reconhecido, com mais sete cirurgiões em todo o Brasil, 
como expoente na área de cirurgia, em todo o país, durante 
solenidade do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) realizou  sessão solene, nesta quarta-feira (21)  no Centro de Convenções do Riocentro, no município do Rio de Janeiro, quando foram homenageados oito cirurgiões brasileiros, entre eles o campista Edson Batista, que recebeu  o diploma de Emérito e a Medalha do Médico Cirúrgico.

Graduado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade Federal do Rio, em 1971, Edson Batista concluiu sua pós-graduação na residência médica em cirurgia geral no Hospital de Ipanema, em 1973.

Edson também obteve o título de Especialista em gastroenterologia clínica cirúrgica em 1974, na Escola de Pós-graduação Médica Carlos Chagas e os títulos de Especialista em Cirurgia geral, concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões em 1976 e de especialista em Gastroenterologia, aprovado durante a realização do 36º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, em 1979. Em 1982, obteve o título de Mestre em Cirurgia Geral setor abdominal, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Experiência em várias atividades na área

As atividades docentes de Edson Batista incluem a de instrutor de ensino da Faculdade de Medicina de Campos (FMC), em 1975, professor assistente de clínica cirúrgica, a partir de 1977, e professor titular em clínica cirúrgica em 1986. Atualmente, é professor da FMC.

Nas suas atividades associativas destacam-se a presidência da Associação de Docentes da FMC (1987/1989), membro associado do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em 1975, e titular a partir de 1978 e vice-mestre da regional Norte-Fluminense do CBC – 2008/2009.

Foi chefe de cirurgia geral no Hospital dos Plantadores de Cana, em 1988, tendo implantado a primeira residência de cirurgia geral em Campos no mesmo hospital. Atualmente, Edson Batista é o chefe de cirurgia Geral do Hospital Escola Álvaro Alvim, onde estruturou a residência em cirurgia geral em cólon-proctologia.

Edson Batista é autor de vários trabalhos veiculados em diferentes publicações sobre Ciências Médicas, foi redator do boletim científico da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia – 1979/1983 e membro do Conselho Editorial da Revista ARS Curadi – gástrico – 1982/1987.

Dedicação profissional


Edson Batista falou a respeito da premiação nacional que recebeu no Rio de Janeiro e da importância de estar na relação dos oito médicos cirurgiões que mais se destacaram no país. “É uma honra ser escolhido, com mais sete colegas em todo o país, para receber o diploma de Emérito, a homenagem que devo creditar ao tempo em que exercemos as atividades profissionais há mais de 40 anos”, ressaltou o médico campista.

Nascido na Baixada Campista, em 1946, Edson Batista foi secretário municipal de Saúde de Campos, diretor clínico do Hospital dos Plantadores de Cana, diretor geral do Hospital Ferreira Machado, além de subsecretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro no governo de Leonel de Moura Brizola. Atualmente, cumpre o quarto mandato de vereador, além de ser o atual presidente da Câmara Municipal de Campos.

Nenhum comentário: