Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Alunos do CE José do Patrocínio visitam a Câmara

 Alunos e professores do CE José do Patrocínio 
 visitaram a Câmara de Vereadores na manhã de hoje
 quando assistiram palestra de Sylvia Paes sobre a história do legislativo
 e conheceram, além das antigas sedes da Câmara,
 guiados pelos monitores Sylvia, Marilene, Dilcea e Nana

 Após a visita, os alunos receberam lanche
e retornaram ao Colégio

Projeto da maior importância, o Bonde da História, Estação Câmara, instituído pelo presidente do Legislativo, Dr. Edson Batista, está "bombando". O projeto tem a coordenação da professora e historiadora, membro da Academia Campista de Letras, Sylvia Márcia Paes e conta, além dela, com mais três monitoras experientes na área da educação e cultura: Nana Rangel, Dilcea Smirdele e Marilene.

O projeto é, em verdade, um circuito cultural, e objetiva resgatar a história, a preservação do nosso patrimônio histórico/cultural, a divulgação da história e dos trabalhos do Legislativo, motivando os jovens à participação nos destinos da sua cidade. Hoje, participaram alunos do Colégio Estadual José do Patrocínio (manhã e tarde).

O circuito começa na escola (manhã e tarde), com os alunos percorrendo, de ônibus, o quadrilátero da Praça São Salvador, com os monitores falando sobre o Museu de Campos, que foi sede da Câmara entre 1870 e 1979, a Catedral, a Lyra de Apolo, o chafariz, o local na beira-rio, onde foi erguida a primeira sede do Legislativo, em 1707.

Na Alberto Torres, os alunos passam pelo prédio da Justiça Eleitoral, que foi sede da Câmara entre 1979 e 2007. Depois, circulam a Praça Barão do Rio Branco e os monitores explicam sobre a praça, o Palacete Villa Maria, o Liceu de Humanidades (que foi adquirido pela câmara e doado para ser uma escola) e, finalmente, desembarcam na sede atual do Legislativo, onde conhecem suas dependências e como funciona a Casa do Povo. 
 (Fotos: Check)


Na parte da tarde, mais alunos do Colégio Estadual José do Patrocínio

Alunos e professores do CE José do Patrocínio
 visitaram o gabinete do vereador Paulo Hirano
 a galeria dos presidentes
 assistiram palestra ilustrada sobre a história da Câmara
 Ouviram, no plenário, o vereador Alexandre Tadeu
 e, depois, retornaram ao Colégio, bastante satisfeitos

Nenhum comentário: