Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Lira Guarany completa amanhã 120 anos



A Corporação (hoje, Associação) Musical Lira Guarany completa amanhã, dia 22 de outubro, 120 anos de existência e, para comemorar a ocasião o maestro e regente Ézio Ribeiro do Amaral está programando uma grande festa em sua sede própria que ele luta com muita dificuldade para manter, mas que é um patrimônio de Campos.

A Câmara de Vereadores de Campos, por iniciativa do Dr. Edson Batista, vai realizar uma sessão especial na próxima quarta-feira, às 16:30h para prestar uma homenagem à Lira, pelos seus serviços prestados à comunidade nesses 120 anos. 

O nome da corporação musical surgiu após discussões para sua formação em 1893 e o nome foi uma homenagem a Carlos Gomes, autor da ´ópera O Guarany e ao escritor José de Alencar, que escrevera um romance homônimo. Sua primeira formação ocorreu com músicos da Orquestra Carlos Gomes e a Lyra Plutônica, tendo como primeiro presidente o Sr. Joaquim Alexandre da Silva.

Em 1896 a diretoria conseguiu um terreno na rua 13 de Maio, onde está até hoje, tendo ali construído sua sede própria. Em 1967, já com o prédio em ruínas, a diretoria, tendo na presidência Willes Bolckau, decidiu derrubar o prédio para a construção de um novo. Após 18 anos de muito esforço e sacrifício, segundo Ézio Amaral, com material doado e mutirões para sua construção, surge o majestoso edifício da Lira. Willes permaneceu à frente da entidade por 21 anos. Em 2010 foi eleito presidente o suboficial Bombeiro Militar e músico Ézio Ribeiro do Amaral. 

Patrimônio de Campos, formadora de centenas de músicos, com um excelente elenco de músicos, sendo muitos jovens que frequentam a escola que,  com todas as dificuldades, a Lira mantém , a Associação Musical Lira Guarany festeja seus 120 anos.   

Nenhum comentário: