Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 12 de outubro de 2013

Meu sangue doce para os problemas

Tenho sangue doce para os problemas com o Judiciário. Na semana passada fiquei por três horas, com meu advogado, o Dr. Luis Henrique, em frente a um promotor e o juiz de Italva. O promotor queria (quer) a minha prisão e um pagamento de multa porque escrevi um artigo criticando o então prefeito de Italva, em 2012. 

Segundo o promotor, meu artigo, reproduzido e distribuído na cidade, mudou o resultado do pleito e o prefeito, candidato a reeleição, perdeu para Leonardo Guimarães e Glycério Rocha, candidatos que apoiamos.

Como não sou réu primário, o promotor quer me ver atrás das grades... um absurdo que me fez refletir sobre a obra de Kafka O Processo. Fui absolvido pelo juiz, mas o promotor vai recorrer ao Tribunal. Pensei em fazer um artigo sobre a ação e atitude do promotor, mas meu advogado sugeriu que eu não desse corda ao rapaz, que precisa aparecer e quer me usar. 

Não sei quantos processos já respondi no Judiciário por conta de artigos em jornais. Foram dezenas. Também não me lembro de quantas vezes já apanhei da polícia por defender o que considero justo, por defender a comunidade e algumas categorias de trabalhadores. Outras vezes, porque falei contra a opressão. 

Não sou uma figura importante. Afora a Fundação Cultural e, agora, a Câmara Municipal, nunca exerci cargo público. Nunca tive dinheiro. Nunca baixei o nível de uma discussão. Evito ao máximo constranger as pessoas, mesmo adversárias.Não sou puxa-saco nem adepto da fofoca. Pertenço a um grupo político desde sempre, numa linha que, com erros e acertos, não saí pela tangente. 

Por que, então, me pergunto, essas perseguições, essa vontade de alguns (ou muitos?) de me tirar a liberdade? 

Tenho me calado (o que me dói bastante) para evitar mais problemas. Só que não está adiantando. Esta semana fui, com o advogado Luis Henrique, à Vara Criminal Especial. Motivo: Crime de desobediência. Ao olhar o processo, o advogado mostrou que não houve desobediência nenhuma. O juiz é que não leu o processo e não viu o que deveria ver. E já fui avisado que há outro processo contra mim em outra Vara Criminal. Pode?

Nenhum comentário: