Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 2 de novembro de 2013

Câmara de Vereadores concede Comenda José Cândido de Carvalho a Arlete Sendra, Álano Barcelos e Joel Mello

A Câmara de Vereadores de Campos vai outorgar a Comenda José Cândido de Carvalho a três personalidades de Campos que muito contribuem para a cultura goitacá, principalmente na esfera literária. Arlete Sendra, Joel Ferreira Mello e in memorian, ÁlanoBarcelos.

Homenagem merecida, cabendo um pequeno registro, que é o excelente trabalho que vem desenvolvendo há anos, sobre a obra de Zé Cândido, por Arlete Sendra e o livro de Álano sobrev a linguagem da Baixada, tão cara ao autor de O Coronel e o Lobisomem.    

Arlete Parrilha Sendra 
Arlete sendra é natural do Município de Cambuci, Estado do Rio de Janeiro, Poeta, Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Possui Doutorado em Letras, pela Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pós-doutorado em Semiótica pela Universidade de Salamanca, Espanha.

            Foi Presidente da Academia Campista de Letras no período de  2003/2004 e foi a fundadora da Editora da referida Academia. Possuidora de experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atua, principalmente, nos seguintes temas: ficção, identidade nacional, silêncio, linguagem, cultura, imaginário, semiótica e poesia.

            Nossa homenageada faz jus ao recebimento da honraria proposta na presente propositura, tendo em vista, que além do já explanado tem as seguintes Obras: “A infância quer falar!” (coordenação e revisão), em 1979; “Locomotiva nº 4”, em 1984; “Locomotiva nº 2”, em 1986; “Locomotiva nº 3”, em 1989; “Flutuações”, em 2002; “Foram – se os coronéis, ficaram os lobisomens” e “Um Certo Ponciano de Azeredo Furtado... de amores”, em 2004; Homenagem a José Cândido de Carvalho – “Idéias”, em 2005 e “Minha Terra tem Quixotes” (trabalho publicado na Revista Tempo Brasileiro), em 2006. 

ÁLANO BARCELOS

Filólogo, professor, senador, poeta e pesquisador, Álano Barcelos nasceu em 13 de setembro de 1931 e faleceu em 16 de outubro de 2008, aos 77 anos. Ao longo das décadas em que viveu, destacou-se como um dos mais renomados Professores da Língua Portuguesa entre nós, tendo esse reconhecimento ultrapassado as fronteiras de nosso Município.

Foi eleito Suplente Senador na chapa do Senador Roberto Saturnino Braga, tendo exercido o mandato com brilhantismo, por ocasião de pedido de licença de seu titular.   

Escreveu o pequeno grande livro apreciado por toda parte intitulado “A Linguagem da Baixada Goitacá”, no qual sistematiza os maneirismos, as peculiaridades e o vocabulário empregados na Região de Campos dos Goytacazes, que é a alma do texto maior de José Cândido de Carvalho, sendo também, uma preciosa fonte para o estudo da nossa formação cultural. Álano Barcelos recebeu uma homenagem póstuma da Academia Campista de Letras, que conferiu o seu nome a um troféu cultural anual, instituído em 2008.

JOEL FERREIRA MELLO

Joel Ferreira Mello nasceu em Campos, a 4 de junho de 1935. É filho de Francisco José de Mello e Francisca Ferreira Mello. Estudou em vários colégios de Campos: Escola D. Pedro II (na fazenda Santa Terezinha), Externato Imaculada Conceição. Concluiu o ginásio em 1952, no Ginásio São Salvador. 

Entrou para o Liceu de Humanidades de Campos, em 1953, para fazer o Científico, mas não pôde concluí-lo, pois teve de prestar serviço militar no Forte Marechal Hermes, em Macaé (RJ). Naquela cidade foi membro do Clube de Poesia. Em 1955, deu continuidade aos estudos no Colégio Batista Fluminense, em Campos. Em janeiro de 1956, muda-se para o Rio de Janeiro, onde concluiu o Científico no Colégio Frederico Ribeiro.

Foi eleito para a Academia Pedralva de Letras e Artes, vindo a ocupar a cadeira de Tomé Guimarães. Participou do 1º Salão Fluminense de Poesias, ministrou aula no “Curso de Poesia” da Academia Pedralva. Realizou várias conferências.

Atualmente atua como professor no Centro Universitário Fluminense de Campos (UNIFLU), nos cursos de Comunicação Social e Letras, tanto na graduação como na pós-graduação, como orientador de pesquisas. Também se encontra trabalhando em um livro, fase final, que resgata a história do movimento cultural em Campos, desde o século XX até a primeira década do século XXI.

Obra:Ensaio nº 1 de Poesia, Regionalismo e Universalismo na moderna poesia brasileira
Conquistas estéticas do modernismo, Encantamento – 1954, Seis poetas – 1959,Prover (Projetos diversos autores campistas) e outros – 1985, Da condição de existência ao luto do desejo na enunciação de um ser – poema – 1975, Tensões da Identidade Nacional – em texto telas e filmes Sec XX – 2003, Cerne em sede – 2005. 

Nenhum comentário: