Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 23 de novembro de 2013

Canto Coral na Câmara, hoje, às 19:30h

A programação cultural da Câmara de Vereadores de Campos abre espaço para o encerramento do Seminário Internacional de Canto Coral, neste sábado (23), no foyer do Palácio Nilo Peçanha, às 19h30, com a presença do maestro venezuelano Juan Gorrín.

A realização é resultado de uma parceria entre a Câmara, Prefeitura de Campos, através da Fundação Jornalista Oswaldo Lima, Centro de Cultura Musical de Campos e a ONG Orquestrando a Vida. A ideia é ampliar o numero de orquestras no município.

O seminário está acontecendo desde o dia 19 de novembro na sede da Ong Orquestrando a Vida.  Ele é destinado ao Coro Infantil, Juvenil e Infanto Juvenil, reunindo vozes de 07 a 17 anos. São 170 participantes.

Segundo o diretor presidente da ONG Orquestrando a Vida, maestro Jony William Vianna, o maestro Juan Gorrín está trazendo para Campos toda sua experiência e conhecimento mundial  em Canto Coral. “O mesmo sistema que acontece na Venezuela será implementado aqui por ele. Temos uma lacuna em nossa cidade em relação ao Canto Coral, principalmente na área Infanto Juvenil, que é a base de todo canto”.

Jony disse que a proposta para 2014 é  fundar uma Academia de Coros em Campos. “O maestro Juan Gorrín será o coordenador do movimento Coral em Campos. Mesmo morando em Caracas, ele dará todo suporte necessário, estando na cidade bimestralmente”, afirmou ele.

A partir de fevereiro, outros dois grandes profissionais do Rio de Janeiro, o baixo-barítono, Daniel Soren e a soprano Danielle Bragazzi, passarão a residir definitivamente em Campos para ministrar as aulas semanalmente.

A Academia de Coros será formada inicialmente por três coros: Infantil (7 a 9 anos), Infanto Juvenil (10 a 16 anos) e Juvenil (13 a 17 anos). As aulas serão ministradas na sede da Orquestrando a Vida em três turnos.

“Nosso objetivo é dar a Campos um futuro expressivo em Canto Coral de extrema qualidade. Todo esse trabalho culminará na formação do Coro Municipal de Campos dos Goitacazes e na capacitação de todos os coristas que representarão o município através do Canto Coral. Com a visão voltada para o  futuro, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, na pessoa da presidente Patrícia Cordeiro, almeja  que  as crianças e jovens sejam capacitados para fomentar essa lacuna em nossa cidade. Com esse importante apoio, iniciaremos a implantação da Academia de Coros”, finalizou Jony.


Nenhum comentário: