Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Como resposta às insinuações de Cláudio Andrade

Depois que o advogado e blogueiro e, há pouco, também apresentador de TV, Cláudio Andrade, resolveu assumir a defesa da Prefeitura de São da Barra e do deputado estadual Roberto Henriques, sua credibilidade, como articulista e blogueiro, foi ao chão. Não que tivesse crédito político, mas sim, leitores ávidos de um noticiário contra o governo Rosinha e os partidários de Garotinho. 

A Câmara de Vereadores de Campos se ressentia, há muito, de uma direção competente e séria. A eleição de Edson Batista foi o início de uma virada necessária para mudar os rumos do debate político. Edson Batista qualificou o debate, colocou ordem no Legislativo, acabou com o pagamento em cheque (algo abstruso na era em que vivemos), modernizou o seu site, criou a TV Câmara e disponibilizou ao público todas as informações que a sociedade deve saber e nunca teve conhecimento, com total transparência.

No caso das licitações, a mudança foi radical, promovendo pregões. Economizou ao máximo, adequando-se à legislação. Funcionários que mal conheciam a Câmara passaram a trabalhar diariamente e o ponto eletrônico foi instalado para evitar privilégios. O lema de Edson Batista sempre foi Honestidade e Competência e não há nenhum deslize em toda sua vida pública que possa macular, mesmo que minimamente, sua história.

Comprometido com o resgate e a preservação da nossa cultura, o presidente tem promovido naquela Casa de Leis um trabalho que torna a Câmara mais participativa (nunca antes a sociedade participou tanto dos debates quanto neste curto período em que Edson Batista está à frente do Legislativo), transparente e aberta para exposições, lançamento de livros, valorização dos nossos artistas e a preservação da nossa memória. A biblioteca virtual propicia a todos conhecerem nossos autores e nossas obras literárias. Todas as leis estão sendo digitalizadas e disponibilizadas ao grande público. 

Enfim, é uma Câmara que recebe o menor orçamento (per capta) da região do petróleo e a que mais realiza. O mesmo orçamento era consumido com 17 gabinetes e, agora, são 25 gabinetes, um aumento considerável na despesa, sendo que a receita é a mesma. Quem duvidar, é só fazer uma comparação com Quissamã, São João da Barra, Macaé, Cabo Frio, entre outras cidades da região do petróleo. 

Mas Cláudio Andrade insiste em fazer de conta que não vê o que ocorre. Enxerga o que deseja enxergar, para servir aos seus senhores. Quando faz insinuações (já disse isso aqui) maldosas, na tentativa de macular a imagem do Legislativo, revela-se mesquinho, covarde, pois não tem coragem de fazer acusações frontais. No que tange às licitações, elas são claras, abertas, públicas. Coloca jornalistas inexperientes para entrevistar pessoas como se estivessem acusando-as. 

Tente fazer isso comigo, Cláudio Andrade. Eu sou o principal responsável pelas aquisições de produtos e serviços da Câmara. Você tem intimidade comigo, que sempre o tratei com respeito, para me arguir sobre qualquer coisa. Insinuar que estou fazendo algo errado ou, como diria a Presidente da República, "malfeitos", é como se eu dissesse que sua moral não resiste a um vento nordeste, o que não vou fazer, porque nada tenho, ainda, que macule sua imagem quanto a honestidade. Não direi jamais que você deseja ser comprado, porque sei que não é verdade. Porém, não faça insinuações maldosas quanto a honestidade dos outros, se não tiver base sólida para tanto. 

Respondo por mim, pois nem conversei com Edson sobre suas postagens. Aliás, creio que ele nem lhe dá importância como articulista. Todavia, tomo essa iniciativa porque eu sou o responsável direto pelos pregões, pelas licitações. Você sabe disso. Aproveito para convidá-lo a assistir a peça de Winston Churchill sobre Nilo Peçanha, um presidente negro, campista, republicano, um dos construtores do Brasil Moderno e que em Campos não está a merecer a reverência que lhe devemos. Será no dia 27, às 19 horas. 

Adianto que,no ano de 2014, vamos repetir o 29 de Maio, data também esquecida; vamos reeditar a peça sobre Nilo; vamos elaborar outra sobre a própria Câmara, que tem 361 anos de história; vamos comemorar o 15 de Novembro, outra data esquecida; vamos inaugurar uma estátua de Nilo Peçanha, que dá nome à sede do Legislativo; vamos comemorar a altura os 100 anos de nascimento de José Cândido de Carvalho, como fizemos este ano com Wilson Batista. 

O projeto de visitação escolar às quintas-feiras é um sucesso, porque os jovens estudantes e professores participam de uma viagem inesquecível e a Câmara cumpre seu papel de auxiliar na formação de cidadãos, integrando a juventude a uma das esferas importantes de poder na cidade. Estamos elaborando um calendário de eventos para 2014 que a sociedade tomará conhecimento. Nada fazemos que nos envergonhe. Talvez Cláudio Andrade não possa dizer o mesmo, pois seus interesses são distintos dos nossos. 

Eu, particularmente, sempre sofri por defender os humilhados e ofendidos. Cláudio Andrade já não pode dizer o mesmo. E se algum dia fez algo em prol do nosso povo, o fez profissionalmente, sendo remunerado para tanto. Nada errado nisso, mas não lhe dá a moral necessária para fazer insinuações tentando macular a minha imagem, a minha história. Mas, é como um amigo meu diz: temos que conviver com o esgoto, até mesmo dentro da nossa casa. Eu aprendi a fazer isso, embora ainda continue não apreciando o mau cheiro.        

Nenhum comentário: