Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Edson Batista visita Solar da Baronesa

O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, vereador Edson Batista, visitou na tarde desta segunda-feira (06) o Solar da Baronesa de Muriaé, na BR  356 (Campos/Itaperuna), próximo a Outeiro. 

A intenção do presidente é instalar no local a Escola de Gestão da Câmara. No entanto, como o imóvel está deteriorado, ele disse que a ideia não poderá ser colocada em prática agora, mas também não está totalmente descartada. 

"Quem sabe futuramente. A Escola de Gestão precisa sair do papel em 2014 e, por isso, vamos ter que arrumar outro local provisório para sua instalação", disse. 

Também participaram da visita, o diretor da Câmara, Avelino Ferreira, o procurador Felipe Klem e a presidente da Comissão de Licitação, advogada Cláudia Oliveira.

Segundo Edson Batista, a informação que se tem é a de que o Instituto Federal Flunminense (IFF) teria manifestado interesse em instalar um campus avançado no espaço do Solar, aproveitando o casarão e o prédio da Braziliana, que foi construído no local. 

"A prefeitura também tem interesse no imóvel e pensa em transformá-lo em um museu para visitação pública", explicou o presidente.

Ele disse que o próximo passo será saber o que o IFF realmente pretende fazer no local. Com essa finalidade, nesta terça-feira, às 10h, haverá uma reunião na Câmara com representantes do IFF e o presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Município (Coppam), Orávio de Campos. 

"Dependendo do que o IFF nos apresentar, vamos elaborar um projeto com as adequações necessárias, incluindo os custos, e fazer articulações políticas em Brasília, através do deputado federal Anthony Garotinho, para conseguir recursos para as obras".

Em 2011, o Solar passou por uma restauração total, após ter sido cedido à Academia Brasileira de Letras (ABL). 

Ari Moreira da Silva, 80 anos, trabalhou  na obra e acabou fixando residência em uma das casas existentes no local, que chegou a abrigar 550 escravos, segundo ele. 

O arquiteto Humberto Neto foi quem fez o projeto de restauração do solar e recuperação do telhado. "É um projeto básico, que teve aprovação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)". O casarão foi tombado pelo Iphan em 1940 e o projeto contratado pela ABL. 

Com a morte do Barão, sua viúva, D. Raquel, viveu ainda por muito tempo no solar, ficando o local conhecido como "Solar da Baronesa". O casarão foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1940.

Uma das curiosidades da sua história é que ele foi visitado por duas vezes pelo Imperador D. Pedro II, amigo do Barão de Muriaé e da Baronesa de Muriaé, q ue tinham o solar como a casa de campo. Ele também foi palco de saraus para recepção do Imperador.
(Do site da Camara)

Nenhum comentário: