Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 26 de março de 2014

O Auto da criação da Câmara será encenado hoje, às 19 horas


Hoje, quarta-feira, às 19 horas, o Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal de Campos, vai ser palco para a apresentação da peça de Churchill, Auto da Criação da Câmara Municipal. Haverá segurança, cadeiras para a plateia e todos receberão o texto do espetáculo. Os cenários e figurinos é de Roney Brandão, a autoria do texto e a direção é de Winston Churchill e a realização é da Câmara que, com esta peça, também homenageia Campos, nas comemorações dos 179 anos de elevação à categoria de cidade.

O espetáculo, com duração de 40 minutos, conta parte da história da formação da Câmara, em 1652, começando com a efetiva colonização, em 1933, quando foram trazidos para a então Capitania da Paraíba do Sul, os primeiros bovinos. A história começa, portanto, com o boi. O texto de Churchill baseia-se no livro de Avelino Ferreira sobre os 360 anos da Câmara que, na verdade, são os 360 anos do município.

Pela primeira vez na história de Campos um autor teatral conta a história da Câmara em versos e o fato de reveste de importância também por ser apresentada no próprio Legislativo. Para o presidente da Câmara, Dr. Edson Batista, é uma maneira de resgatar a nossa história com arte, com bom humor e, com isso, "preservar a nossa identidade". Para ele, os professores, estudantes e a população em geral não podem continuar desconhecendo a nossa história, os fatos e pessoas marcantes desde a capitania de São Thomé até os dias de hoje.

Por isso mesmo, em sua gestão, o 29 de Maio (dia da criação da Vila de Sam Salvador dos Campos), Nilo Peçanha (deputado constituinte na era do Império, governador do Estado e presidente da República) e, agora, a história da Câmara, criada em 1652, foram e estão sendo resgatados. "Um povo sem memória está fadado ao desaparecimento, ao esquecimento. Temos o dever de preservar a nossa história, nossos patrimônios material e imaterial e, por isso, o Legislativo está promovendo eventos como esse", disse ainda Edson Batista.

Continua exposta para visitação as fotos dos 33 fotógrafos que participam da mostra organizada por Wellington Cordeiro especialmente para as comemorações dos 179 anos de Campos como cidade.  

Nenhum comentário: