Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 12 de abril de 2014

Câmara presta homenagem aos cientistas em sessão solene

(Fotos: Oguianne Sardinha)
O astronauta italiano Paolo Nespoli fala sobre os 159 dias 
que ficou na estação espacial internacional

Dr. Edson homenageia o astronauta

Marcelo Oiveira entrega comenda da Câmara ao astrônomo Patrick Miller

Anthony Garotinho (filho) é homenageado pela descoberta do asteroide 
e recebe comenda da Câmara das mãos de Marcelo Oliveira

Tamirys recebe comenda das mãos de Michael Hibbs

Robson também é homenageado pelas mãos de Patrick Miller

A portuguesa Lina Canas recebe homenagem de Edson Batista 
(Foto: Check)

que também entrega comenda ao Dr. Marcelo Oliveitra (Foto: Check)

Os cientistas estrangeiros foram convidados por Edson 
e fizeram parte da mesa

Momento que a plateia cantava o Hino Nacional

Os descobridores dom asteroide (Athony, Tamirys e Robson) 
numa entrevista à TV Câmara

Os cientistas visitantes e membros do Clube de Astronomia de Campos 
posando com o Dr. Edson Batista (Foto: Check) 

Em sessão solene realizada na tarde de ontem (sexta-feira, dia 11/04), a Câmara Municipal, sob a presidência do Dr. Edson Batista, homenageou o astronauta italiano Paolo Nespoli (que pela primeira vez está no "cone Sul"), o cientista Patrick Miller, que proporcionou as condições para que os estudantes de Campos descobrissem o asteroide que terá o nome da cidade), o Dr. Marcelo Oliveira, coordenador do Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica), a astrônoma portuguesa (pela primeira vez na América do Sul) Lina Canas e os membros do Clube de Astronomia (Anthony, Rosbson, Tamirys e Jaqueline) que descobriram o asteroide, com reconhecimento da NASA.

O astronauta Paolo Nespoli proferiu palestra, quando falou sobre sua infância, seu sonho de ir ao espaço e a realização desse sonho. Contou em detalhes como estar fora da terra, sem gravidade, com a terra numa velocidade de 8 quilômetros por segundo, enfim, como ser "um extra terrestre, um ET, olhando o nosso planeta tão pequeno no espaço, sem fronteiras". Os cientistas estrangeiros falaram um pouco sobre os trabalhos que desenvolvem em seus países e no mundo. O cientista brasileiro, reconhecido internacionalmente, Paulo Leme, professor na USP, foi o único brasileiro a falar. 

Os estrangeiros elogiaram a postura do presidente do Legislativo, Edson Batista, de recepcionar, em nome da cidade, os cientistas, professores e estudantes num evento de educação e ciência. Segundo eles, é raro o poder político que sensibiliza-se com os feitos científicos. Ao encerrar o encontro, Paolo Nespoli incentivou os jovens, para que eles acreditem no impossível e persigam seus sonhos para realizarem o possível. E Dr. Edson Batista fechou a sessão, dizendo que muitos sonhos considerados impossíveis foram realizados com os instrumentos criados pelo homem.   

Nenhum comentário: