Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 3 de abril de 2014

Câmara vai preservar biografias dos que ajudaram a fazer a nossa história

O médico e memorialista Wellington Paes, Edson Batista, 
Almir Salomão (presidente da SFMC) e o escritor e imortal 
da Academia Campista de Letras, Vilmar Rangel;

Dando prosseguimento à sua política cultural a Câmara de Vereadores de Campos vai resgatar, para registro perene em livro, os expoentes em diversas áreas de atuação e que contribuíram profissionalmente com o povo de Campos. De acordo com Edson Batista, presidente do Legislativo, a Câmara vai editar livros com as histórias resumidas de 20 profissionais das áreas de medicina, advocacia, jornalismo, arquitetura e engenharia, literatura, entre outras. 

Termo de cooperação nesse sentido foi assinado com a Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia e, em breve, será assinado com as outras entidades. Cada uma delas escolherá 20 nomes que fizeram história nas respectivas áreas de atuação e enviará os históricos de cada uma das pessoas indicadas à Câmara, que se responsabilizará pela diagramação, edição, impressão e lançamento. Também, nos mesmos moldes, será lançado um livro com as biografias de todos os médicos que foram vereadores.

Edson Batista, presidente da Câmara, diz que "um município como o nosso, que tem uma história que se inicia com as capitanias hereditárias, não pode deixar de preservar sua memória. A Câmara tem cumprido seu papel de resgatar e divulgar suas datas importantes, assim como seus vultos notórios. Lançamos o concurso Múcio da Paixão com o tema José Cândido de Carvalho, vida e obra e o concurso Prata Tavares, com o tema A imprensa no século XIX, cujas melhores monografias ganharão prêmio de 10 salários mínimos".

Lembra ainda o presidente do Legislativo: "promovemos peças de teatro sobre o 29 de Maio (formação da nossa Vila), Nilo Peçanha (único campista Presidente da República) e sobre a nossa Câmara, que é de 1652. Estamos trazendo a coleção do Monitor Campista, criamos o projeto de visitação de estudantes e professores à Câmara com o Bonde da História, apresentando a eles parte do nosso patrimônio histórico cultural, lançamento de livros, exposição de artes plástica e de fotografias e resgatamos nomes importantes da nossa música com a comenda Wilson Batista". 

A agenda cultural da Câmara é muito intensa e este ano ainda Edson Batista acredita que poderá lançar livros sobre aquelas figuras que ajudaram a fazer a nossa história. Um povo sem memória está fadado ao fracasso. "Por isso, a importância de se resgatar para essas e as novas gerações, a nossa história, o nosso patrimônio cultural, as biografias de homens e mulheres que contribuíram para que tivéssemos ontem e hoje, um município importante no contexto regional, estadual e nacional".

    

Nenhum comentário: