Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 17 de abril de 2014

Em noite memorável, a Câmara comemora o retorno do Monitor

Edson Batista lembra a trajetória do Monitor

Edson e Linda Mara descerram a placa que marca o momento 
histórico: retorno do acervo do Monitor Campista 

A banda da PM abre  evento com os hinos do Brasil e de Campos

Presidente da AIC, Vítor Menezes

Presidente do COOPAM, Orávio de Campos

Representando a prefeita Rosinha, Suledil Bernardino

Rafael Diniz entrega homenagem da Câmara a Orávio

Kellinho entrega homenagem da Câmara a Vitor 

Bom público na exposição do Memorial Monitor

Vereadores: Davyson Miranda, Fred Machado, Marcão, Rafael
Diniz, Linda Mara, Kellinho e o representante da OAB, Djalmo Tinoco

Visita ao salão onde serão expostas as edições do jornal

Camerata da Orquestrando a Vida abrilhantou a noite
 (Fotos: Oguianne Sardinha)

A tarde desta quarta-feira (16/04) foi de emoção e alegria em Campos. O palco, a Câmara de Vereadores da cidade. O motivo, a abertura oficial do Memorial Monitor Campista, cujo acervo retornou na terça-feira (15/04) para seu lugar de origem, a planície Goitacá. A solenidade contou com as presenças de profissionais da imprensa, historiadores, autoridades públicas e políticas, entre outros nomes. A mostra ficará até o dia 30 de abril a disposição do público.

No total, são 281 edições que, temporariamente, vão ficar abrigadas em uma sala da Casa de Leis preparada especialmente para receber o acervo. O evento começou às 17:30h, e teve a participação da banda do 8° Batalhão da Polícia Militar e da Orquestra Municipal de Campos da ONG Orquestrando a Vida. 

No Memorial está exposto o acervo do jornal, peças como a primeira máquina impressora (prelo), um prelo de rolo e uma máquina de escrever e imagens fotográficas doadas pelo Museu Barbosa Guerra, através de Sebastião Guerra, do arquivo pessoal de Wellington Cordeiro, curador do Memorial, e do historiador e ex-funcionário do Monitor Campista, Hélvio Cordeiro. A pesquisa ficou por conta da jornalista e também ex-funcionária do Monitor, Patrícia Bueno e o layout por Fernando Luiz. A montagem da exposição teve, também, a participação do Dr. Welligton Paes.

Durante a exposição, o público poderá observar algumas edições recuperadas de todos os cadernos especiais do jornal, inclusive os editados a partir de 2007 a 2009, que contam a história de 173, 174 e 175 anos do Monitor.

“Esta é uma das obras jornalísticas mais vigorosas do município e talvez do país. Um trabalho jornalístico de muita grandeza e que fechou suas portas em uma ótima fase e de forma inexplicável. São 175 anos de história, que chega ser mais antiga do que a elevação de Campos de vila para cidade. O Monitor é importante, não só por seu acervo, mas pela sua existência em si. A gente está muito contente com o acervo, porém criticamos a forma como ele saiu daqui”, disse o presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC).

Vitor contou que o Monitor foi considerado o terceiro jornal mais antigo do país em circulação. Mas, como deixou de circular, o impresso perdeu o seu título. “Não consigo acreditar que Campos, uma cidade tão próspera, não possa manter o jornal. Já apresentamos uma ideia para o retorno do jornal, e essa é uma oportunidade de sensibilizar o poder público para que torne esse sonho real. A gente entende que é possível que o mesmo volte a circular, para isso propomos uma Fundação Monitor Campista que edite o jornal, publique o Diário Oficial e torne a circulação possível”, informou.

Para o presidente da Câmara, Edison Batista, o retorno do acervo do Monitor Campista não seria possível se não fosse pelo esforço da Prefeita Rosinha Garotinho e pela participação da AIC, Coopam, Ministério Público que, unindo-se à Câmara de Vereadores, deram a consistência política para que a luta obtivesse êxito. Enfatizou que não foi fácil, pois o Diários Associados já havia dado outra destinação ao acervo. 

“Hoje é um dia de festa. Não teríamos êxito em trazer esse acervo para cá se não fosse pelos trabalhos excessivos de muitos que estão aqui. Agradecemos também o apoio do Ministério Público Estadual (MPE)”, comentou o vereador acrescentando que a maior parte do acervo do Monitor Campista está digitalizado e se encontra na Biblioteca Nacional. Sua intenção é trazê-lo também para disponibilizá-lo  aos pesquisadores e ao público em geral.

A Câmara homenageou o jornalista Vitor Menezes e o presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam), Orávio de Campos Soares, que receberam das mãos dos vereadores Kellinho e Raphael Diniz, respectivamente, uma placa de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos para recuperação do acervo do Monitor.

(Sobre matéria do jornal virtual Ururau)

Nenhum comentário: