Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 10 de abril de 2014

Encontro Internacional de Astronomia começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira, no Trianon, o 7ª Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, sob a coordenação do Clube de Astronomia Louis Cruls, cujo coordenador é o físico Marcelo Oliveira. O IFF, a Prefeitura de Campos e a Câmara de Vereadores apoiam o evento, que é o mais importante do país na área de astronomia, astrofísica e astronáutica e tem a chancela da UNESCO.

Cientistas de vários países do mundo estarão presentes, palestrando e ministrando cursos, além de cientistas brasileiros de diversos estados e universidades. Inscritos estão mais de 400 estudantes e professores, além d astrônomos profissionais e amadores de todo o Brasil. 
Entre os palestrantes, o astronauta da Estação Espacial Europeia, o italiano Paolo Nespoli que, pela primeira vez, visita um país da América do Sul. E mais:  

O diretor e fundador da Campanha Internacional de Busca de Asteroides (IASC – sigla em inglês) Dr Patrick Miller. Michael Hibbs é o diretor do maior observatório dos Estados Unidos voltado para estudantes de graduação, Michael Hibbs, O Dr David Malin, que vive na Austrália, e é um dos mais famosos astrofotógrafos do Mundo. Ele desenvolveu processos para melhorar as qualidades das imagens digitais. Uma grande quantidade de imagens de objetos de céu profundo que estão nos livros são astrofotografias de sua autoria.

O alemão Gernot Meiser, que desenvolve um impressionante projeto de popularização e ensino da Astronomia além de ser um famoso astrofotógrafo. Ele adaptou um caminhão para a realização de atividades móveis de Astronomia. Com esse caminhão ele viajou por diversos países da África. Dirk Ross, que vive no Japão e é um dos mais famosos especialistas em meteorito do Mundo. Robert Naeye, que é o editor-chefe de uma das maiores revistas de Astronomia do Mundo, a revista Sky and Telescope.

O Dr Freddy Pranajaya, que é o diretor de pesquisa e desenvolvimento do Laboratório de Voo Espacial do Instituto para Estudos Aeroespaciais da Universidade Toronto, Canadá...  Apresentará muitas novidades sobre o lançamento de nanosatélites. Jean-luc Dighaeye, que é o fundador e presidente da EURASTRO, a maior associação europeia de Astronomia. Será a primeira vez que virá ao Brasil. O Dr Hassane Darhmaoui, que é professor da Escola de Ciências e Engenharia da Al Akhawayn University in Ifrane, Marrocos... Será a primeira vez que virá ao Brasil. 

A Lina Canas é especialista em Astronomia para deficientes visuais e estará ministrando palestras e apresentando oficinas para os professores. O Dr Geilson Loureiro, que é o diretor do Laboratório de Integração e Testes do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, o maior laboratório de testes de satélites da América Latina.

O Dr José Monserrat Filho, que é Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira, e apresentará detalhes dos projetos Brasileiros para a Exploração Espacial. O Dr Paulo Leme, que  desenvolve um reconhecido trabalho nas áreas de ensino e popularização da Astronomia e estará proferindo palestra sobre o Mecanismo de Antikythera.

À noite, todos os participantes assistirão, na Câmara de Vereadores, apresentação da Orquestra Mariuccia Jiacovino. E na sexta-feira, às 14 horas, haverá sessão solene no Legislativo, quando serão homenageados o astronauta italiano, o diretor da Campanha Internacional de Busca de Asteroides, Patrick Miller e os quatro estudantes de Campos que descobriram o primeiro asteroide da região.  

Nenhum comentário: