Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 13 de abril de 2014

Estrangeiros elogiam o Encontro de Astronomia, encerrado ontem

Anthony Garotinho e o astronauta italiano Paolo Nespoli

Hassane Darhmaoui cientista marroquino em palestra no IFF

O cientista e professor da USP, Paulo Leme palestrou sobre 
o Mecanismo de Antikythera. 

O intérprete e tradutor de todo o evento, Patrick Marques

Como disse que acompanhou a história da minha prisão em Portugal, 
ofertei a Lina Canas o livro escrito por Thiago Freitas sobre 
o episódio e outro que escrevi sobre a Câmara de Campos.

Encerrado ontem com muitos elogios, principalmente por parte dos cientista estrangeiros que estiveram no evento, o 7º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, coordenado pelo Dr. Marcelo de Oliveira Souza, realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, chancelado pela UNESCO e apoiado pelo Instituto Federal Fluminense, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes. 

Os experientes cientistas elogiaram muito a postura de Edson Batista, agradecendo a recepção que tiveram no Legislativo e as homenagens recebidas (os estudantes que descobriram o primeiro asteroide na região - Anthony, Robson, Jaqueline e Tamirys - o astronauta italiano Paolo Nespoli e o diretor do IASC, Patrick Miller

Entre as centenas de participantes de todo o Brasil e de diversos países, destacaram-se alguns cientistas e o astronauta italiano (que foi a estrela do evento), entre os quais: 

O próprio astronauta italiano Paolo Nespoli que é um dos mais famosos astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA). Foi a primeira vez que um astronauta da ESA participou oficialmente de um evento no Brasil. Paolo Nespoli está no Brasil também pela primeira vez.

O diretor e fundador da Campanha Internacional de Busca de Asteroides (IASC – sigla em inglês) Dr Patrick Miller apresentou detalhes desse projeto,que é inédito. Os estudantes de Campos dos Goytacazes realizaram a descoberta do asteroide através desse projeto.

Dr Michael Hibbs é o diretor do maior observatório dos Estados Unidos voltado para estudantes de graduação.

Dr David Malin, que vive na Austrália, é um dos mais famosos astrofotógrafos do Mundo!!! Ele desenvolveu processos para melhorar as qualidades das imagens digitais... Uma grande quantidade de imagens de objetos de céu profundo que estão nos livros são astrofotografias de sua autoria.

O alemão Gernot Meiser desenvolve um impressionante projeto de popularização e ensino da Astronomia além de ser um famoso astrofotógrafo. Ele adaptou um caminhão para a realização de atividades móveis de Astronomia... Com esse caminhão ele viajou por diversos países da África.. Durante o evento estará relatando esse seu fascinante trabalho.

O americano Robert Naeye é o editor-chefe de uma das maiores revistas de Astronomia do Mundo, a revista Sky and Telescope. foi a segunda vez que participa do Encontro Internacional de Astronomia. Em agosto de 2010 publicou na revista Sky and Telescope um editorial sobre o evento realizado aqui em Campos dos Goytacazes. Foi a primeira vez que uma matéria sobre o Brasil foi publicada nessa revista.

Dr Freddy Pranajaya é o director de pesquisa e desenvolvimento do Laboratório de Voo Espacial do Instituto para Estudos Aeroespaciais da Universidade Toronto, Canadá.  Apresentou muitas novidades sobre o lançamento de nanosatélites.

O francês Jean-luc Dighaeye, é o fundador e presidente da EURASTRO, a maior associação europeia de Astronomia. Pela primeira vez que esteve no Brasil.

Dr Hassane Darhmaoui é professor da Escola de Ciências e Engenharia da Al Akhawayn University in Ifrane, Marrocos. Foi a primeira vez que veio ao Brasil, apresentando o trabalho que desenvolve no Marrocos.

A portuguesa Lina Canas é especialista em Astronomia para deficientes visuais e proferiu palestras e ministrou oficinas para os professores. Foi a primeira vez que que esteve na América do Sul.

Dr José Monserrat Filho é Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira, e apresentou detalhes dos projetos Brasileiros para a Exploração Espacial.

Dr Paulo Leme desenvolve um reconhecido trabalho nas áreas de ensino e popularização da Astronomia e proferiu uma palestra sobre o Mecanismo de Antikythera. 

O Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica do Centro Brasileiro de Pesquisas Espaciais participou do evento com pesquisadores que ministraram cursos.

De parabéns Campos por sediar tão importante evento (o maior do Brasil no que tange à divulgação da astronomia) e mais ainda o seu organizador e coordenador, o físico Marcelo Oliveira, que já proporcionou a diversos estudantes de Campos o contato com cientistas de várias partes do mundo, astronautas e dirigentes da NASA. 

Nenhum comentário: