Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 8 de abril de 2014

Sessão Especial da Câmara no 7º Encontro Internacional de Astronomia

A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, como no ano passado, estará participando do Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, já em sua sétima edição, que ocorrerá entre os próximos dias 10 e 12 - quinta, sexta e sábado - com abertura no Trianon, apresentação astística com a orquestra Mariuccia Jacovino no foyer do Palácio Nilo Peçanha (dia 10), cursos, oficinas e palestras no campus IFF Guarus e Sessão Solene às 14 horas no plenário do Legislativo (11) e encerramento no IFF Guarus (12),

A Câmara vai homenagear o astronauta italiano Paolo Nespoli, da ESA, que pela primeira vez participa de um evento no Brasil, o Dr. Patrick Miller, fundador do Asteroid International Collaboration, que proporcionou aos estudantes de Campos a descoberta do primeiro asteroide da região, o Dr. Marcelo Souza Olivera, coordenador do Clube de Astronomia Louis Crulls e dos encontros de Astronomia que, com repercussão internacional deu grande notoriedade a Campos na esfera científica e os estuidantes do IFF que descobriram o asteroide, Anthony Garotinho (filho), Jaqueline Oliveira, Robson Vasconcelos e Tamirys Salles.

A Câmara vai receber também diversos especialistas estrangeiros, entre os quais, 
O Dr Michael Hibbs é o diretor do maior observatório dos Estados Unidos voltado para estudantes de graduação... 
O Dr David Malin, que vive na Austrália, é um dos mais famosos astrofotógrafos do Mundo! Ele desenvolveu processos para melhorar as qualidades das imagens digitais... Uma grande quantidade de imagens de objetos de céu profundo que estão nos livros são astrofotografias de sua autoria... 

O alemão Gernot Meiser desenvolve um impressionante projeto de popularização e ensino da Astronomia além de ser um famoso astrofotógrafo. Ele adaptou um caminhão para a realização de atividades móveis de Astronomia. Com esse caminhão ele viajou por diversos países da África. Durante o evento estará relatando esse seu fascinante trabalho. 

O Dirk Ross, que vive no Japão, é um dos mais famosos especialistas em meteorito do Mundo... Será a segunda vez que participa do evento.. Na primeira vez que participou em 2012 realizou a doação de três câmeras All Sky para acompanhamento da passagem de meteoros no céu da região. Trará muitas novidades.

O Robert Naeye é o editor-chefe de uma das maiores revistas de Astronomia do Mundo, a revista Sky and Telescope... Será a segunda vez que participa do Encontro Internacional.. Em agosto de 2010 publicou na revista Sky and Telescope um editorial sobre o evento realizado aqui em Campos dos Goytacazes. Foi a primeira vez que uma matéria sobre o Brasil foi publicada nessa revista.

O Dr Freddy Pranajaya é o director de pesquisa e desenvolvimento do Laboratório de Voo Espacial do Instituto para Estudos Aeroespaciais da Universidade Toronto, Canadá.  Apresentará muitas novidades sobre o lançamento de nanosatélites.

O Jean-luc Dighaeye, é o fundador e presidente da EURASTRO, a maior associação europeia de Astronomia. Será a primeira vez que virá ao Brasil.

O Dr Hassane Darhmaoui é professor da Escola de Ciências e Engenharia da Al Akhawayn University in Ifrane, Marrocos. Será a primeira vez que virá ao Brasil e apresentará o louvável e valioso trabalho que desenvolvem no Marrocos. 

E os cientistas brasileiros: 

A Lina Canas é especialista em Astronomia para deficientes visuais e estará ministrando palestras e apresentando oficinas para os professores. 

O Dr Geilson Loureiro é o diretor do Laboratório de Integração e Testes do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, o maior laboratório de testes de satélites da América Latina. 

O Dr José Monserrat Filho é Chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira, e apresentará detalhes dos projetos Brasileiros para a Exploração Espacial. 

O Dr Paulo Leme desenvolve um reconhecido trabalho nas áreas de ensino e popularização da Astronomia e estará apresentando uma magistral palestra sobre o Mecanismo de Antikythera. 

O Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica do Centro Brasileiro de Pesquisas Espaciais participará do evento com pesquisadores que apresentarão palestras e mini-cursos." 

Nenhum comentário: