Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 15 de abril de 2014

Simonne Teixeira falará sobre o nosso índio na Câmara

Dra. SimonneTeixeira estará na Câmara nesta quarta

A Câmara Municipal de Campos promove palestra com a Professora Doutora Simonne Teixeira com o tema O Índio e o arqueólogo, no dia 16 de abril, às 9h30min, no plenário da casa, e disponibilizará em exposição virtual a pesquisa desenvolvida na Oficina de Estudos do Patrimônio Cultural Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico da UENF coordenada pela pesquisadora. 

Esse trabalho tem por objetivo estudar, com base na arqueologia e na história, a ocupação do território que hoje compreende a Bacia do Baixo Paraíba do Sul e conhecer os povos indígenas que aqui viveram antes da chegada dos europeus. A pesquisa arqueológica também permite conhecer melhor outros períodos do processo de ocupação da região.

O evento faz parte do conjunto de iniciativas promovidas pela Câmara com o objetivo de promover e divulgar a história e a cultura do município.

Quem é Simonne Teixeira: 

Simonne Teixeira é graduada em História pela Universidade Federal de Alagoas (1986);
Doutorado em Filosofía i Lletras (Historia) - Universitat Autònoma de Barcelona (1995).
Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Pesquisador CNPq (PQ II), desde 2007. 

Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Histórica (Hidráulica) e Estudos do Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, educação patrimonial, história, memória, conhecimento, campos dos goytacazes e arqueologia.

Coordena desde o ano 2005 a Officina de Estudos do Patrimônio Cultural, alocada no Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico, do Centro de Ciências do Homem da UENF.
Coordena desde 2004 o projeto de extensão “Patrimônio Cultural: aprendendo a conhecer. Proposta para uma ação de Educação Patrimonial”, que foi classificado como um dos cinco projetos de maior destaque na extensão da UENF, pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (2005). 

A Officina de Estudos do Patrimônio Cultural que abriga o projeto mencionado foi pré-classificada em nível regional na categoria Educação Patrimonial para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2007 e 2009.
Também foi contemplada com o Prêmio Loureiro Fernandes, pela Sociedade de Arqueologia Brasileira/2009.

Nenhum comentário: