Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 2 de maio de 2014

Bonde da História numa Câmara participativa

Alunos e professores do Paulo VI participam do projeto Bonde da História, 
com os monitores da Câmara e os vereadores Jorge Magal e Nildo Cardoso.

Um dos grandes projetos culturais e que merece destaque em Campos é, sem dúvida, o Bonde da História, da Câmara de Vereadores de Campos. Todas as quintas-feiras, manhã e tarde, turmas de alunos de escolas públicas e particulares de Campos participam, A Câmara cede o ônibus, os monitores, um livreto sobre parte do nosso patrimônio histórico e as escolas, os alunos e professores que fazem um percurso que contorna a praça São Salvador, onde a Câmara teve duas sedes próprias, a Avenida Alberto Torres, onde a Câmara funcionou (hoje funciona a Justiça Eleitoral), a praça Barão do Rio Branco e chegam a nova sede do Legislativo.

No percurso, os monitores discorrem sobre o Museu de Campos, a Igreja e Praça São Salvador, a Lyra de Apolo, o chafariz belga, o local onde funcionou a Câmara, na Beira-Rio. Seguindo pela Alberto Torres, passam pelo Palácio da Mármore, sede da Câmara de 1979 a 2007, o Villa Maria, o Liceu de Humanidades de Campos e chegam ao antigo Forum, hoje Câmara de Vereadores. Lá os alunos e professores percorrem suas dependências enquanto ouvem sobre a construção do edifício e sobre o funcionamento do Legislativo, percorrem os gabinetes. Depois, chegam ao Plenário, assumindo o lugar dos vereadores, quando ouvem uma palestra sobre o poder legislativo. Geralmente vereadores da situação e oposição falam sobre a importância do Legislativo.

Nas fotos, estudantes e professores do Paulo VI, que ouviram os vereadores Jorge Magal e Nildo Cardoso. Na saída, todos recebem um lanche, embarcam nos ônibus e retornam à escola. São duas horas inesquecíveis. O projeto vem sendo muito elogiado e aumenta a cada semana o número de escolas que desejam participar do Bonde da História. 


Alunos assumem o plenário
 
Vereador Magal fala aos alunos do Paulo VI
 
assim como o vereador Nildo Cardoso

Os monitores (Dilcea e Marilene) conduzem os alunos 
pelos três pavimentos do Palácio Nilo Peçanha
 
Inclusive o foyer, sempre com uma exposição
 
e o gabinete de vereadores

A foto para o registro histórico
(Fotos:Check)

Nenhum comentário: