Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 27 de maio de 2014

Câmara firma parceria e proporciona busca de asteroides

Edson Batista e o astrônomo Patrick Miller quando firmaram a parceria

Por intermédio da Câmara de Vereadores de Campos, que realizou sessão solene em abril para recepcionar os participantes do 7º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, Campos terá uma campanha exclusiva de busca de asteroides.
Segundo o diretor e fundador da Colaboração Internacional de Busca de Asteroides, Patrick Miller, além de Campos, a cidade de Heidelberg, na Alemanha, vai participar da campanha.
“Esse foi um dos resultados obtidos durante o encontro de astronomia. A parceria com o município só foi possível porque teve a intermediação do presidente da Câmara, Edson Batista”.
Ele disse que 30 escolas públicas de Campos estarão recebendo imagens obtidas pelo telescópio Pan-STARRS no período de 19 de agosto a 23 de setembro. O projeto, que teve início em 2006, tem a participação de mais de 7 mil estudantes de 60 países.
“Foi por meio desse projeto que uma equipe de estudantes realizou a descoberta do primeiro asteroide da Região Norte Fluminense, em 2013. Temos agora grandes possibilidades de ter novas descobertas de asteroides com a participação dos alunos das 30 escolas”, explicou Patrick, destacando que a participação de Campos no programa internacional de busca de asteroides deverá ocorrer pelo menos uma vez por ano, a partir de agora.
Há sete anos que Campos sedia o Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, sob a coordenação do Clube de Astronomia Louis Cruls, cujo coordenador é o físico Marcelo Oliveira. A Câmara de Vereadores, entre outros órgãos e entidades, apoiam o evento, que é o mais importante do país na área de astronomia, astrofísica e astronáutica e tem a chancela da Unesco.
Cientistas de vários países do mundo se fazem presentes, palestrando e ministrando cursos, além de cientistas brasileiros de diversos estados e universidades.
No último encontro, em abril deste ano, o Legislativo prestou uma série de homenagens a vários cientistas de renome mundial presentes à nossa cidade, além de quatro estudantes de Campos que descobriram o primeiro asteróide na região.
(site da Câmara: camaracampos.rj.gov.br_)

Nenhum comentário: