Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 6 de julho de 2014

Felipão não tem substituto para Neymar, diz Amarildo à ESPN

em 1962 Garrincha comemora com Amarildo 
(ao lado, Pelé, Didi e Amarildo)

Pelé reconhece no garoto Amarildo um "craque"

que as revistas elegem seu sucessor

Amarildo, o "pocesso" vai para a Itália e fica

Este ano, A Câmara presta homenagem ao craque campista

O sonho não acabou, claro! Mas constata-se um desânimo com a saída forçada do Neymar. O campista Amarildo, que há pouco a Câmara de Campos prestou uma bela homenagem, ao falar na ESPN, disse o que venho comentando desde a convocação dos jogadores pelo Felipão: Robinho deveria ser convocado. Ele não parece estar na melhor forma, mas é melhor que grande parte de nosso meio de campo. Melhor que nossos atacantes. Tem larga experiência, inclusive seleção.

Pois bem, Amarildo disse que ninguém é insubstituível e deu o exemplo de quando substituiu, no Chile, o grande Pelé. Deu conta do recado, foi elogiadíssimo no Brasil e no mundo, e foi um, ao lado de Garrincha, o genial Garrincha, como um responsáveis principais pela conquista da taça em 1962. 

Agora, todavia, Felipão não tem no banco substituto para Neymar. O time vai se esforçar e pode até vencer a Alemanha e, talvez, a Holanda ou Argentina numa final. Tomara que sim, apesar de um time médio que temos. No entanto, craque é referência. Todo time precisa de uma referência que o adversário respeite. E sem Neymar, não temos referência. 

Como a Argentina mostrou que nem sempre o melhor ganha. Lembremo-nos da "Dinamáquina", do "Carrossel Holandês", da sensação africana com Nigéria e Camarões, da nossa própria seleção em 1982 (exemplar). E que, no entanto, não botaram a mão na taça. A própria Argentina é bi campeã com os militares  intercedendo (em 1978) e, depois, com a "mão de Deus em 1986". Então, o Brasil pode ser campeão. 

Mas, enfim, não temos um Amarildo que substitua o craque do time. E isso gera desconforto. Como disseram alguns comentaristas da própria ESPN, será uma boa justificativa para um péssimo resultado nesta Copa do Mundo. Não só para o Felipão e equipe, mas para os que gostam de futebol e acompanham e torcem pela seleção. Eu, particularmente, acredito na vitória, pois a Argentina só tem Messi e a Holanda sofreu para ganhar a novata Costa Rica, assim como a Alemanha,embora com maior volume de jogo, por um triz não perde para a Bélgica. Estamos nas mãos dos deuses do futebol.      

Nenhum comentário: