Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Bonde da História, Estação Câmara

Alunos e professores da EM Farol de São Thomé e a professora monitora Marilene Merlim 

A professora Dilcea Smiderle dirige a participação dos alunos no plenário

O projeto Bonde da História - Estação Câmara, da Câmara de Vereadores de Campos, tem sido muito elogiado por diretores, professores e alunos das escolas públicas e particulares do município que dele participaram. Os elogios são extensivos ao presidente do Legislativo, Edson Batista, que criou o Bonde da História no ano passado.

Os alunos, professores e diretores das escolas marcam com o setor responsável a visita à Câmara (toda quinta-feira, manhã e tarde) e, no dia e hora marcados, os monitores dirigem-se às unidades escolares com ônibus confortáveis e conduzem-nos aos locais previstos no projeto (praça São Salvador, Avenida Alberto Torres, Jardim do Liceu e Câmara. 

Durante o passeio, os monitores informam sobre o nosso patrimônio histórico, sua importância, e falam, especialmente, do Museu de Campos (sede da Câmara, adquirida em 1870 e onde funcionou até 1979), a Catedral, a Praça São Salvador, o Chafariz, a praça das Quatro Jornadas (onde foi construída a primeira sede da Câmara), o Palácio de Mármore (sede do Legislativo até 2007, hoje funcionando a Justiça Eleitoral).

No Jardim do Liceu, o Palacete Villa Maria, o prédio do Liceu (que também já sediou a Câmara) e, finalmente, o novo prédio do Legislativo, o Palácio Nilo Peçanha, onde até 2007 funcionou o Fórum e os cartórios eleitorais). Na Câmara, os visitantes percorrem seus três andares, são recebidos em gabinetes dos vereadores, conhecem alguns de seus departamentos administrativos, a galeria dos ex-presidentes e, finalmente o plenário.

No plenário, onde tomam assento, ouvem uma palestra ilustrada sobre o funcionamento da Câmara e o papel dos vereadores. E um ou dois vereadores recebem-nos, respondendo perguntas e explicando a relevância da participação da sociedade nos debates sobre o que ocorre no município, sobre as indicações e leis apresentadas e as reivindicações das diversas comunidades.  

O Bonde da História - Estação Câmara foi criado no passado por Dr. Edson Batista justamente para proporcionar aos adolescentes o conhecimento da história de seu município, da importância do Legislativo e da cidadania, que só é exercida em sua plenitude com a participação efetiva dos cidadãos.Os visitantes recebem um livreto com fotos de parte do nosso patrimônio e um pouco de sua história. 

Hoje pela manhã os participantes do projeto foram alunos e professores da escola de Farol de São Thomé. Os monitores são Nana Rangel, Marilene Merlim e Dilcea Smiderle. Na sua criação, o projeto contou com a historiadora Sylvia Paes e a pedagoga Viviane Terra.    

Nenhum comentário: