Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Resposta carinhosa ao amigo Chico de Aguiar

Chico de Aguiar, 
caro amigo!

Que mancada! Quero crer que você foi obrigado a publicar a nota em sua coluna, pois um jornalista experiente como você não cometeria uma leviandade dessas. Se foi você, acabou atirando no próprio pé. 

Antes de escrever qualquer coisa sobre a Câmara (embora você ou qualquer outra pessoa tenha o direito de dizer o que quiser) fale comigo. Ou com o próprio presidente, Edson Batista. Como amigo e/ou como jornalista. 

Explico: No caso da sua nota Indignação 1 e 2, na sua coluna Boulevard (do jornal Folha da Manhã), posso dizer que errou feio ao noticiar uma inverdade. 

Primeiro: A nova Lei Orgânica Municipal proíbe mudança de nome de rua. Segundo: Edson Batista, na direção do Legislativo, não deixaria passar uma lei trocando nome de rua, porque ele, como você e a sociedade de Campos sabe, tem muito apreço por nossa história e sua gestão é caracterizada pelo resgate e preservação da nossa memória histórica, pelo nosso patrimônio histórico/cultural. 

Você, inclusive, já participou, sugerindo e conduzindo um dos momentos marcantes dessa nova Câmara, com as homenagens aos artistas de Campos na esfera do samba, no Dia Nacional da Cultura, no ano passado. 

Temos o Bonde da História, que objetiva acrescentar ao conhecimento dos alunos e professores a importância do nosso patrimônio histórico. Estamos recuperando as atas do século XVIII ao XX e disponibilizando-as no nosso site. Temos uma biblioteca virtual com o currículo mínimo de nossos escritores e a relação de suas obras. Estamos digitalizando obras relevantes de autores campistas e disponibilizando-as ao público em geral. Resgatamos o 29 de Maio, a memória de Nilo Peçanha, inclusive com um documentário que está sendo editado e será disponibilizado em breve... 

Enfim, a gestão de Edson Batista tem um compromisso com a nossa história e a preservação de nosso patrimônio. Jamais iria mudar nome de rua. 

Quanto à rua que você citou na coluna, trata-se de um trecho da rua da Baronesa (Rua Projetada "C" do loteamento Maria Queiroz à Avenida 15 de Novembro). Ou seja, não tinha nome ainda. Era uma rua Projetada. Então, nem Baronesa da Lagoa Dourada era. Mais ainda: a lei é de 1965, de autoria do vereador Julio Nogueira. À época, o presidente da Câmara era Severino Veloso. E mais: o coronel André Chaves (André Rezende Chaves) nasceu em 30 de novembro de 1846 e faleceu em Campos, onde morava, após vir de Minas Gerais, em 21 de junho de 1938. Foi dono de usina de açúcar em Rio Preto e vereador. Digo isso porque você perguntou: "quem foi o coronel André Chaves?".

Espero que use tais dados para um pedido de desculpas. E saiba que estamos, eu e Dr. Edson, à disposição para falarmos de qualquer assunto referente à Câmara de Vereadores, de 1º de janeiro de 2013 até o presente momento.  

Sempre à disposição,
Avelino Ferreira 

Nenhum comentário: