Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Universitários participam do Bonde da História da Câmara

Sede da Câmara de Vereadores com a estátua de Nilo Peçanha
Um dos projetos mais importantes, que visam alargar a visão de cidadania dos jovens, foi elogiado pelos universitários da Faculdade de Direito de Campos que lá estiveram, participando. Trata-se do projeto Bonde da História, Estação Câmara que tem como objetivo principal conscientizar os estudantes das escolas públicas e privadas para que exerçam verdadeiramente a cidadania, conhecendo um pouco do patrimônio histórico e cultural da cidade e o Legislativo, um dos mais importantes pilares da democracia.  
Na semana passada, a Câmara abriu espaço para um "Bonde" extra. Estudantes dos cursos de Direito e Arquitetura do campus I do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), antiga Faculdade de Direito de Campos (FDC), participaram de uma aula de cidadania e política dentro do projeto Bonde da História-Estação Câmara. 
O Bonde extra foi solicitado pelo coordenador de pesquisa, extensão e cultura do Uniflu, professor Auner Pereira Carneiro, que disse ter ficado encantado com o projeto. “Foi dito aqui que a linguagem do Bonde é voltada para o público infantil, mas está totalmente adequada à população. Foi um momento educativo muito importante. Que esse projeto possa se expandir e ficar sempre à disposição”, afirmou ele, solicitando que a exposição sobre a história das sete Constituições do Brasil, que ficou no hall da Câmara até o dia 12 de setembro, possa ser levada ao campus I.
Aluno de pós-graduação em Direito Público, Edivaldo Araújo de Souza, disse que o projeto representa o resgate da história cultural do município. “Ele aflora em nós o amor pela cidade”. O vereador Rafael Diniz conclamou os estudantes a participarem mais das atividades do Legislativo, acompanhando as sessões e o trabalho dos vereadores. 
“A Casa é do povo e o povo precisa estar aqui dentro. O processo político não está restrito à Câmara, mas começa lá fora, com o voto de cada um de vocês”. Ele disse ainda que cada cidadão, de forma responsável, deve cobrar do vereador um bom trabalho, pois é o cargo político mais próximo da população. “Todo cidadão deve ser intencionado a fazer um bom papel”.

Nenhum comentário: