Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Nahim saiu de onde não deveria ter entrado sem condenação

O ex-vereador Nelson Nahim foi solto hoje, quando seus advogados conseguiram, enfim, um habeas corpus. Supostamente envolvido no caso denominado Meninas de Guarus (relativo a prostituição de menores e o assassinato de duas meninas), Nelson Nahim foi preso, juntamente com mais outros três, no dia 17 de outubro. Colocado em cela especial em Bangu 8, ele apelou, mas não obteve sucesso. Agora, uma juíza entendeu que ele deve responder o processo em liberdade.

Nada mais justo, pois se não houve julgamento, ele não pode ser considerado culpado. E, sendo uma pessoa pública, sem antecedentes criminais, gozando de prestígio junto à comunidade, inclusive tendo sido candidato a deputado federal nas últimas eleições, não vejo motivo para que ele fosse preso sem julgamento do caso em que supostamente está envolvido. 

A prisão só pode ser efetuada quando em flagrante delito ou quando o processo transitar em julgado e o acusado for considerado culpado. Antes disso, é um abuso do poder de polícia e do poder judiciário a prisão de alguém. Pelo menos as leis rezam que o ser humano é inocente até que se prove o contrário. Claro que há exceções, como a possibilidade do acusado fugir, ir para outro país etc.. Mas este não parece ser o caso de Nelson Nahim. Portanto, sua soltura já veio tarde, pois ele nem poderia estar preso sem o julgamento do processo no qual está envolvido como réu. 

Nenhum comentário: