Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Vereadores tomam posse com pompa e circunstância, hoje, às 10 horas

Os 25 vereadores do Parlamento Mirim (alunos de escolas publicas e particulares), serão empossados nesta quarta-feira (19), às 10 horas, no plenário da Câmara Municipal. A solenidade seguirá todos os ritos formais do Legislativo, com a execução do Hino Nacional e de Campos, juramento, diplomação e assinatura do termo de posse, entre outras formalidades de praxe.
A instalação do Parlamento aconteceu no último dia 11, quando os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que autoriza a sua implantação. No último dia 11, foi sancionado pela prefeita Rosinha Garotinho e transformado na Lei Municipal nº 8.596 de 11 de novembro de 2014, incorporando-o às atividades do projeto “Bonde da História – Estação Câmara”, instituído pela atual gestão do Legislativo.  
O mandato do vereador mirim será de um ano. O projeto Bonde da História - Estação Câmara completou um ano em setembro e integra a comunidade escolar, incluindo professores e diretores de escolas, ao Legislativo e ao patrimônio cultural de Campos.
A partir do projeto - todos os vereadores participam, recebendo e falando aos alunos sobre a importância do Legislativo numa democracia, - a Câmara decidiu instituir o Parlamento Mirim. As escolas participaram e em cada uma delas foram eleitos seus representantes e respectivos suplentes, que serão empossados nesta quarta-feira. 
Na visão do presidente da Câmara, vereador Edson Batista, o  objetivo principal da criação do Parlamento é o de possibilitar aos 
estudantes de escolas públicas e particulares uma visão de alguns aspectos da democracia e oferecer esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.
“Enfim, a vivência do processo democrático. Incutir nesses jovens que eles podem mudar a sociedade com atitudes e idéias e que no Parlamento Mirim eles apresentem novas idéias e sugestões para a nova Campos que está sendo construída. É uma oportunidade para que os estudantes conheçam e experimentem o trabalho dos vereadores, despertando-lhes o senso de responsabilidade e cidadania e civismo na formação de futuros cidadãos”, destacou o presidente do Legislativo.

Nenhum comentário: