Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Recado aos omissos

Recado aos omissos
Avelino Ferreira
(Artigo publicado durante a Operação Telhado de Vidro – 2008))

            Muitos comentaristas, editorialistas e articulistas recusam-se, por despeito, reconhecer que foi o ex-governador Anthony Garotinho, enquanto liderança política de maior expressão no município e no Estado, que teve a coragem de mostrar à sociedade o que realmente estava ocorrendo na administração pública de Campos.

            Recusaram-se a reconhecer a importância do jornal O Diário que, amargando uma perseguição jamais sofrida por um órgão de comunicação no município, nunca deixou de denunciar a corrupção que, começando em 1998, no início da administração Arnaldo/Ilsan Vianna, alastrou-se, contaminando a máquina pública e parcela ponderável da população.

            Afastado de Campos e amigo de Arnaldo Vianna, Anthony Garotinho custou a acreditar que o homem em quem confiava como médico, amigo e sucessor municipal, montava um esquema de corrupção jamais imaginado. Todavia, em 2002, quando constatou a veracidade das denúncias que recebia, ficou estarrecido e sugeriu mudança radical. Ainda acreditando que Arnaldo colocasse “o trem nos trilhos”.

            Era tarde. O trem estava descarrilado. A corrupção envolvia até pessoas acima de qualquer suspeita. Anthony Garotinho teve a coragem de enfrentar a quadrilha e sofreu a maior e mais violenta campanha de difamação que um político já sofreu nesse torrão. Ao seu lado apenas aqueles poucos que, com ele, estavam acostumados à trincheira da resistência.

            Agora, quando a Polícia Federal começa a desmantelar essa quadrilha, os que se omitiram fingem surpresa e chegam a dizer que foram enganados. Mentira! Bando de covardes que agora mostra-se oportunista. O jornal O Diário reproduziu, esses anos todos, não só as denúncias de Anthony Garotinho como também as do Ministério Público e Tribunal de Contas.

            Pagou um alto preço, mas seus diretores e sua equipe de profissionais podem se orgulhar: cumpriram o dever de informar à população o que agora a polícia apresenta com provas, num quadro que nos envergonha ante o Brasil e o mundo. Que os omissos e coniventes venham a público pedir perdão ao povo de Campos.

Comentário: Este artigo vem a calhar quando Garotinho retorna a Campos e reassume o Fala Garotinho (agora com nova denominação) na 107.5 FM. E eu insisto em que aqueles que traíram o povo aproveitem o espaço para pedir perdão ao povo de Campos.

Nenhum comentário: