Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Edson Batista propõe e é criado o Núcleo de Desenvolvimento Regional

(Foto: Ana Chaffin)
Edson Batista (direita) assinando carta sobre documento 
proposto por ele para superar a crise

Neste sábado (07) prefeitos e vereadores do Norte Fluminense e Região dos Lagos voltaram a se reunir para debater a crise na indústria do petróleo. O encontro aconteceu em Búzios no Cine Teatro Rasa – INEFI. Na ocasião foi criado o Núcleo de Desenvolvimento Regional, uma sugestão do presidente da Câmara de Campos, Edson Batista, para unir os municípios neste momento. As autoridades presentes assinaram uma carta pública que aponta uma série de medidas para garantir os compromissos com os investimentos na região.
“Neste momento temos a perspectiva de dois anos de crise. Com desaceleração da economia e diminuição do crescimento. Após este período vamos retomar as espectativas de crescimento. Sabemos que existe meio trilhão de dólares em petróleo para ser extraído na região. Isso trará um crescimento muito grande. Precisamos de uma agenda de pesquisas e investimentos para dar conta de todo esse crescimento que está por vir. Além da pauta econômica, precisamos de uma pauta social, nos preparando para o aumento populacional, por exemplo”, disse Batista.
Fazem parte do núcleo: Campos, Macaé, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e São João da Barra. Também fazem parte do grupo: representantes  da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Petróleo (Abespetro) e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) também apoiam o movimento.
A carta aborda as seguintes questões:  a formação do Núcleo de Desenvolvimento Regional; traçar políticas públicas para a diversificação da economia, para estimular as vocações de cada cidade e, assim, reduzir a dependência da indústria petrolífera; criação de agenda com os governos estadual e federal, também com a nova diretoria da Petrobras; buscar, junto às autoridades estaduais e federais, obras e investimentos como aumento da captação e distribuição de água, do fornecimento de energia elétrica.
O Núcleo pretende, ainda, buscar, junto ao Governo Federal, as seguintes medidas: aprimorar a política de Conteúdo Local / Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação junto à ANP; publicação imediata do Plano de Investimento para a Bacia de Campos; reafirmar o compromisso com o pré-sal; rever a postura de operadora única da Petrobras; aprimoramento do marco regulatório do petróleo; calendário de leilões de concessões.
(matéria do site de Edson Batista)

Nenhum comentário: