Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 20 de março de 2015

Bonde da História da Câmara emociona alunos de Guarus

Os corredores do Palácio Nilo Peçanha ficaram cheios de olhinhos curiosos com a volta do Bonde da História – Estação Câmara, nesta quinta-feira (19). Estudantes da Escola Municipal Lídia Leitão de Alvarenga, do Parque Cidade Luz, se dividiram em dois grupos e participaram das visitações pela manhã e à tarde.
Para a vice-diretora da instituição, Nélia Neves, o projeto da Câmara é uma oportunidade para os alunos se aproximarem do Legislativo. “É a primeira vez que nossa escola participa do projeto Bonde da História, e escolhemos os alunos maiores para que eles pudessem aproveitar ainda mais. A grande maioria nunca havia entrado no prédio da Câmara e estão adorando a experiência. É importante que eles entendam que aqui é a casa do povo”, disse.
Nas visitas, os alunos, no plenário, conversam com um vereador
Atenta às explicações das monitoras do Bonde, a estudante do 5° ano, Raíssa Azeredo, 11 anos, afirmou que gostaria de se tornar vereadora mirim. “Tenho vontade de participar porque tem que ter muita responsabilidade. Poderia ajudar muita gente e é muito importante para o nosso futuro”.
Além de visitação a prédios históricos de Campos, o Bonde da História leva estudantes de 1ª à 5ª séries do ensino fundamental e alunos do ensino médio a tomar conhecimento do funcionamento da Câmara e o papel do vereador junto à sociedade, com noções de política e cidadania, através de palestras de monitores e explicações de um vereador sobre o seu trabalho.
O projeto se tornou o embrião da ideia do Parlamento Mirim, onde estudantes que participaram do projeto são eleitos pelos colegas para ocupar suas funções como vereador mirim na Câmara.
À tarde, a aula de cidadania foi ministrada aos alunos dos 4º e 5º anos. Bastante empolgada, Maíra Rubi de Oliveira, 10 anos, disse ter ficado emocionada ao conhecer a beleza prédio. “É mesmo muito bonito”, afirmou a aluna.
O vereador Jorge Magal falou aos estudantes sobre a importância do projeto do Bonde, implantado pelo presidente da Câmara, vereador Edson Batista. Antes, os alunos estiveram no gabinete do vereador Mauro Silva, que foi bem receptivo com os estudantes.
“Desse grupo poderão sair futuros vereadores e até mesmo, quem sabe, um prefeito. É importante que a política seja debatida nas escolas”, afirmou Magal. Diretora da escola, Elienes Zanela, falou sobre a importância o projeto. “É uma forma de agregar conhecimento e uma oportunidade para muitos de conhecer a sede do Legislativo”.
Professoras, Maura Coquito e Valéria do Nascimento Freitas fizeram coro. “É uma iniciativa muito boa”, disse Maura. “Já conhecia o projeto, pois estive aqui ano passado com outra escola. É bem interessante”, acrescentou Valéria.
(Matéria do site da Câmara)

Nenhum comentário: