Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 17 de março de 2015

Câmara e UENF juntas por um Parque Tecnológico em Campos

A Câmara de Vereadores convida toda a sociedade para a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções que tem como objetivo estruturar e implantar um Parque Tecnológico em Campos, na próxima quarta-feira (18) às 15h. A iniciativa da Uenf que conta com o apoio do Legislativo e de outras 13 instituições que, juntas, terão a responsabilidade de criar este polo de incentivo a empresas ligadas à área de tecnologia.

A preparação e implantação de um Parque Tecnológico no município tem como missão prover a “inteligência”, a infraestrutura e os serviços necessários ao crescimento e fortalecimento destas empresas inovadoras e de forte conteúdo tecnológico.
Batista comemorou a iniciativa. “O plano traz clareza e discernimento nas propostas para a potencialização das ferramentas dos setores envolvidos neste projeto do Parque Tecnológico, que será fruto de uma construção coletiva, da integração de todos os setores. A Câmara se sente honrada em participar deste esforço coletivo e ser a sede da assinatura do protocolo que marca mais um passo importante nesta conquista”, afirmou o presidente do Legislativo.
“O projeto visa a modificação da estrutura produtiva do município de forma a criar condições necessárias e atrativos para a instalação de um polo de empresas com atividades diversificadas. “Durante muito tempo, nossa economia ficou atrelada à cana de açúcar; agora, ao petróleo, que também é uma comoditie sobre a qual não temos nenhum controle porque  seu preço depende da cotação nas bolsas do mercado internacional”, analisou ainda Edson Batista.
O professor Ronaldo Paranhos, diretor da Agência Uenf de Inovação, observou que no Estado do Rio há dois parques tecnológicos em funcionamento e outros seis em fase de preparação. “Para que se crie um Parque Tecnológico é preciso que a esfera acadêmica dialogue com os setores público e empresarial, criando o que chamamos de governança”.
Segundo Paranhos, em todo o Brasil existem 94 parques tecnológicos, com 939 empresas e 32 mil empregos. Destes, 1.100 cargos são para doutores e 3.000, para mestres e especialistas. “Em Campos, esta mão de obra se forma e vai embora, o que não aconteceria se tivéssemos o nosso parque tecnológico”, concluiu.
(Matéria do site da Câmara)

Nenhum comentário: