Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 21 de março de 2015

Câmara lança DVD sobre o Palácio Nilo Peçanha


A Câmara Municipal de Campos lança na quarta-feira (25), às 16 horas, o terceiro DVD do projeto “Memorial Câmara” que, desta vez, vai eternizar a história do Palácio Nilo Peçanha através de um documentário.
Na sessão especial serão comemorados os 180 anos da elevação de Campos à categoria de cidade. Na ocasião, 11 cidadãos receberão o Título de Cidadania Campista. Também será conferida a Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes.
Produzido pela equipe da TV Câmara Campos, o documentário tem 30 minutos de duração. São entrevistas, fotos e imagens atuais do prédio, que completou 80 anos no dia 11 de março.
Entre os entrevistados estão o professor e pesquisador Leonardo de Vasconcellos, que participou da restauração do prédio, bem como as pesquisadoras Elis Miranda e Rosilene Tavares que escreveram e publicaram um trabalho científico sobre o quadrilátero histórico de Campos.
Também deixaram seus depoimentos, o professor, jornalista e advogado Fernando da Silveira, o ex-serventuário do Judiciário, Jorge Ribeiro, além do arquiteto Humberto Chagas e ainda o pesquisador João Pimentel, do Instituto Histórico e Geográfico de Campos.
Atual sede do Legislativo, a réplica do Parthenon de Atenas mantém sua beleza, suntuosidade e o estilo monumental greco-romano. Até 2007, o Palácio Nilo Peçanha funcionou como sede da Justiça. A inauguração do prédio para ser o Fórum da Comarca de Campos foi no dia 11 de março de 1935.
Em 2014, a Câmara rendeu homenagens póstumas ao campista Nilo Peçanha, primeiro presidente negro do Brasil. Além de um documentário contando parte de sua história, foi inaugurada uma estátua em tamanho natural nas escadarias do prédio.
EXPOSIÇÃO – Ainda por conta dos 80 anos do Palácio Nilo Peçanha, continua aberta ao público no foyer do prédio do Legislativo a exposição “Câmara Fotográfica”. Aberta na noite da última quarta-feira (11), a mostra atraiu um grande público. A exposição reúne 30 fotos que retratam detalhes do Palácio. A curadoria é do fotógrafo Wellington Cordeiro. O horário de visitação é das 8h às 18h.
O presidente da Câmara, vereador Edson Batista, ressaltou “a competência dos profissionais que conseguiram captar o prédio de diferentes ângulos com muita sensibilidade”.
O presidente do Legislativo enfatizou que “o prédio representa um dos grandes atrativos de Campos, um de nossos orgulhos, pela sua imponência e beleza, realçando as belas formas da arquitetura do período greco-romano”.
(Matéria do site da Câmara)

Nenhum comentário: