Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 26 de março de 2015

Câmara produz e lança DVD com a história do Palácio Nilo Peçanha

(Foto: Check)
Dr. Edson Batista discursa sobre a data histórica
Patrimônio arquitetônico, histórico e cultural de Campos, o Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara Municipal, que completa 80 anos este mês, teve ontem lançado o DVD do documentário sobre sua história desde as primeiras gestões para sua edificação, ainda nos anos 20, até a construção do prédio, e sua inauguração, em 1935.     
O  vídeo, com duração de 30 minutos, é o terceiro DVD do projeto “Memorial Câmara”. Segundo o presidente da Câmara, vereador Edson Batista, o documentário é uma pequena contribuição de Câmara para marcar os 180 anos da elevação de Campos à categoria de cidade, fato ocorrido em 1835, quando Niterói e Angra dos Reis também ganharam esse título.
“Essa produção faz parte da política de valorização da cultura do nosso município, compromisso esse da atual gestão da Câmara. Acredito que estamos cumprindo com nosso papel de resgatar e preservar nosso patrimônio e memória histórica, base para a formação da nossa identidade. Quero agradecer a todos que contribuíram para tornar esse documentário uma realidade”.
O documentário traz entrevistas, fotos e imagens atuais do prédio, que completou 80 anos no dia 11 de março. Deixaram seus depoimentos, o professor e pesquisador Leonardo de Vasconcellos, do Centro de Memória do IFF Campos, que participou da restauração do prédio, bem como as pesquisadoras Elis Miranda e Rosilene Tavares que escreveram e publicaram um trabalho científico sobre o quadrilátero histórico de Campos.
Também foram entrevistados, o ex-serventuário da justiça, Jorge Ribeiro, o professor, jornalista e advogado Fernando da Silveira,  pesquuisador João Pimentel, do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, e o arquiteto Humberto Chagas, que participou da última restauração, feita na gestão do Dr. Edson Batista, quando foi pintado o prédio conforme o original, colocado uma cisterna gigante para aproveitamento da água da chuva, o pavilhão das bandeiras e projetado e realizado o jardim que realçou o edifício. Todos foram homenageados com uma placa comemorativa.
(Sobre matéria do site da Câmara)

Nenhum comentário: