Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 10 de março de 2015

O prefeito de Italva perdeu o rumo

Embora tendo sofrido muitas traições políticas em toda sua história, o ex-governador Garotinho, maior liderança política, hoje, no Estado, é correto afirmar que ele sente mais uma: a do atual prefeito de Italva, Leonardo Guimarães, o Leozinho do Banco, que se elegeu, juntamente com seu vice, o ex-prefeito Glycério Rocha, com seu total apoio e acabou aliando-se ao atual governador do Estado, Luis Fernando Pezão.

Em verdade, o prefeito de Italva declarou apoio a muitos candidatos na última eleição e não apoiou nenhum. Os candidatos mais votados em Italva foram Clarissa Garotinho para a Câmara Federal e Jair Bittencourt para a Assembléia Legislativa.Uma vitória do PR, com apoio do ex-prefeito Joelson Soares e Dr. Roninho.

E mais, a secretária de Assistência Social de Italva, Cristina Rios, a única que dava visibilidade ao município com ações importantes e bastante elogiadas e divulgadas, foi exonerada a pedido de adversários do PR, partido ao qual ela é filiada. 

Sofrendo um desgaste do qual não encontra saída, Leonardo Guimarães não conta com uma equipe capaz, administrativa e politicamente, de sair do estado de letargia. Com a atual crise nacional, Italva, que já caminhava a passos de cágado, estagnou de vez. No desespero, jura de pés juntos que é Pezão desde Garotinho, na esperança que o governador faça alguma coisa por Italva, já que ele, eleito para dar uma nova dinâmica a administração, nada fez. 

Todavia, o Estado está enterrado em dívidas desde a era Cabral, tendo a crise se agravado agora, com a recessão econômica. Por isso mesmo, dificilmente o governador vai fazer algo por Italva. Nem o prefeito fez por onde angariar simpatia e confiança das lideranças políticas, que nele não confiam. Estando no DEM, partido de César Maia, não o apoiou. Recebeu apoio de Riverton Mussi e Adrian Mussi e também não os apoiou. Foi o candidato do Garotinho e deu-lhe as costas no último pleito. Prometeu apoio a Paulo Feijó e não cumpriu a promessa. 

Enfim, perdeu a credibilidade que conquistou na campanha de 2012, quando apresentou-se como a novidade, a renovação, o "sangue novo". Nas ruas, foge do povo, pois não tem o que dizer. O marasmo vivido hoje por Italva está causando a indignação de parte da população. Indignação que tende a aumentar com a insatisfação dos comerciantes e as comunidades periféricas. Já se ouve nas ruas que seus dias estão contados. Definitivamente, o prefeito de Italva perdeu o rumo. 

Nenhum comentário: