Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 31 de março de 2015

Os anos de chumbo - para o 1º de abril

Véspera do golpe de 1º de abril, decidi reproduzir aqui o texto abaixo, de 2009, para esclarecimento do que foi a ditadura militar no Brasil. Em verdade, um texto para jovens estudantes, genérico, mas importante para quem se interessa por nossa história recente.

sábado, 4 de abril de 2009

(texto do professor Avelino Ferreira para aula)

O golpe militar no Brasil, em 1º de abril de 1964, havia sido preparado anos antes. Documentos liberados pelos americanos 30 anos depois daquela data revelaram as manobras da Central de Inteligência Americana, a famosa CIA, para desestabilizar o Governo de João Goulart e criar as condições para o golpe e a tomada do poder. Centenas de jornalistas, escritores e sociólogos foram contratados para desencadearem uma campanha de desestabilização do Governo e muitos políticos receberam apoio para, eleitos, defenderem os interesses americanos. Para apoiar o golpe, caso houvesse resistência por parte da população e/ou Governo, os americanos prepararam os mariners (soldados bem armados que, afinal, não foram usados justamente pela não reação das forças democráticas aos golpistas).

Os próprios americanos, 30 anos depois, escreveram muitos livros, baseados em documentos, sobre as manobras patrocinadas por eles para desestabilizarem João Goulart. Historiadores brasileiros e jornalistas também tiveram acesso a essa documentação e escreveram muitos livros sobre o golpe e suas consequências. A própria TV Globo, que nasceu apoiada pelos americanos e pelos militares brasileiros que desejavam derrubar a TV Tupi, considerada nacionalista, passou a denominar de Golpe de Estado o movimento militar de 1964, que até o início da década de 1990 era, para ela, uma Revolução, como se o povo é que tivesse derrubado o Governo.

Os americanos precisavam dominar o Brasil

O que os americanos (com industriais, latifundiários, banqueiros e empresários brasileiros aos quais se aliaram) desejavam era o controle do maior país da América Latina. Para isso, precisavam evitar as reformas de base (reforma agrária, reforma na educação etc.) Na verdade, eles tentaram controlar o Brasil desde o segundo Governo Vargas (1951/1954). Vargas suicidou-se. Tentaram desestabilizar Juscelino Kubitscheck e quase conseguiram. Forçaram a renúncia de Jânio Quadros seis meses após ele ter assumido a Presidência da República, em 1961. Naquele momento, impediram a posse do vice, João Goulart que só assumiu porque Leonel Brizola, com apoio do III Exército (sediado no Sul), resistiu e pegou em armas para defender a Constituição. Mas Goulart, para assumir, teve que aceitar uma Emenda Constitucional que criava o Parlamentarismo, regime pelo qual o presidente é figura decorativa. Chefe de Estado, mas não Chefe de Governo. No Parlamentarismo quem governa é o Congresso, através de um Primeiro Ministro indicado pelos deputados.

Com a campanha liderada pelo Brizola (que veio para o Rio de Janeiro, se elegeu deputado e percorreu o país unindo o povo em torno da proposta de um plebiscito no qual a Nação diria SIM ou NÃO ao Parlamentarismo) o povo foi às ruas e votou contra a Emenda Parlamentarista. Goulart reassume a chefia do governo com plenos poderes. Mas ao anunciar as reformas (até hoje necessárias, exigidas e não concretizadas) os militares desfecharam o golpe, apoiados pelo governador de Minas Magalhães Pinto e o governador do então Estado da Guanabara, Carlos Lacerda. Os americanos estavam por trás de todas as articulações. Temiam que o Brasil fosse independente e se tornasse socialista, como Cuba, 05 anos antes.

A ditadura persegue, prende, tortura e mata

Após o golpe no dia 1º de abril de 1964, é editado o Ato Institucional nº 1, no dia 09, pelo qual o governo, que intitulou-se “revolucionário”, punia uma série de pessoas consideradas “inimigas do novo regime”. O marechal Humberto de Alencar Castelo Branco assume no dia 11. Os militares queriam mostrar que o novo regime era democrático e elegeram, por via indireta, o marechal. Em novembro, é editada a lei que proibia atividades políticas por parte das organizações estudantis. Em 27 de outubro de 1965, é editado o Ato Institucional nº 2, cassando muita gente. Vieram outros atos institucionais e dezenas de atos complementares, sempre restringindo as liberdades ao povo e aumentando o poder dos militares. O Governo tinha minoria no Congresso e não gozava de simpatia por parte da população. Daí, cassava deputados, prefeitos, governadores. Os Partidos políticos são dissolvidos e criados ARENA e MDB. 

Em outubro de 1966, por via indireta (só os parlamentares votavam), é eleito para presidir a República o general Artur da Costa e Silva, que assume a 15 de março de 1967. Em 1968 Costa e Silva adoece. No fim daquele ano assume o Governo uma junta militar que edita o AI-5. Depois, elege, indiretamente, o general Emílio Garrastazu Médici, que governa o país com mão-de-ferro até 1974. Médici endurece o regime. Com o AI-5, tinha plenos poderes, como um Rei. Até a Justiça ficava sob seu comando. A reação então não veio do povo, que temia as mortes, torturas e prisões que vinham ocorrendo. Veio de pequenos grupos que, sem opção, pegaram em armas para combater o regime. Foi o período mais violento da ditadura. Em seguida veio Ernesto Geisel (1974/1979) e, finalmente João Baptista de Oliveira Figueiredo (1979/1984).

O período da ditadura militar, ainda desconhecido pela maioria do nosso povo, foi o período da americanização do Brasil. Chegamos ao ponto de termos uma lei para garantir que a música brasileira tocasse nas rádios. O gosto pelo que era americano foi-nos imposto de tal maneira que, para fazer sucesso, muitos artistas cantavam em inglês com nomes ingleses. O cinema foi dominado pelos americanos. Nas escolas, o ensino de Francês foi substituído pelo inglês, obrigatório. Até à nova LDB isso era uma realidade. De 1996 para cá, o Espanhol também passou a ter vez no ensino. A educação e a saúde foram sucateadas para que os empresários pudessem entrar no setor. A escola particular e os hospitais particulares proliferaram, inclusive recebendo verbas do Governo. Fizeram do público algo privado e a corrupção era acobertada, com a imprensa censurada.

Artistas sofrem com a censura

Cantores como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Maria Bethânia, Geraldo Vandré, Taiguara e outros tiveram que deixar o país. Vandré, por ter sido acusado de só falar em povo, pobreza etc. e nunca falar de beleza, de flores etc. compôs a música Caminhando, a qual deu o nome de Pra não dizer que não falei das flores. Foi premiado no Festival Internacional da Canção de 1968, quando ficou em segundo lugar, e a música virou hino nacional rapidamente. Os militares proibiram a música, prenderam e torturaram Vandré e o expulsaram do país. Ele só voltou após a ditadura e não fala sobre sua obra. Não dá entrevista. Chico Buarque adotou o nome de Julinho de Adelaide para poder evitar a censura e gravou um disco com esse nome. Caetano, no exílio, recebe uma homenagem de Roberto Carlos, que compõe Debaixo dos caracóis de seus cabelos, referindo-se a ele e à saudade de sua terra, à qual um dia retornaria, segundo Roberto. De fato, voltou dois anos depois cantando “Leãozinho”. Foi uma decepção mas... é coisa de artista.

No teatro, quase todas as peças eram censuradas e proibidas. O dramaturgo campista Winston Churchill teve quatro peças proibidas e só liberadas na década de 1980, assim como Plínio Marcos, dramaturgo paulista. As pessoas, entre 1968 e 1979, ano da anistia, viviam com medo. Os jornais e TVs eram censuradas, reuniões eram proibidas, os sindicatos sob censura e vigilância. Em Campos, como de resto em quase todo o país, as famílias de nada sabiam. Não se podia pronunciar as palavras operário e proletário. Comunista era um palavrão, um xingamento. A sociedade se omitiu e só reagiu quando tudo estava consumado. Aí, já era tarde. Os ricos ficaram muito mais ricos. Hoje, muitos choram seus mortos. Reclamam da saúde e educação ruins, mas contribuíram para que assim fosse. Só tiveram “coragem” com a anistia, quando os movimentos passaram a ser permitidos pelos militares.

Prisões em Campos

Em Campos, no dia 11 de abril de 1964, morreu o prefeito Barcelos Martins. Ele estava em Niterói, quando sua casa foi invadida pela polícia. Soube da notícia e teve um infarto. Irineu Marins, Olavo Marins, Almirante Costa, Tarcísio Tupinambá, Delso Gomes e tantos outros intelectuais, políticos e líderes sindicais foram presos. Jacyr Barbeto, líder sindical que elegeu-se vereador, foi cassado em abril de 1964. Cassado também em 1964 o deputado federal Adão Pereira Nunes. Em 1967, foram cassados os deputados federais Antonio Carlos Pereira Pinto e Sadi Bogado.  Delso ficou preso sete meses. Hoje ele preside a Associação dos Aposentados e Pensionistas e lançou um livro contando parte dessa história. Muitos outros fugiram. Em 1969, o médico César Ronald, após ser preso, foge para o Uruguai. Seu irmão, Avelino Leôncio, é preso, torturado e, para não morrer, foge e se exila em Portugal. Em 1972, mais prisões de lideranças populares e sindicais, entre as quais, Fernando Machado, que sofreria os horrores de Água Santa por sete meses. 

O que os americanos desejavam, conseguiram: um povo subjugado, alienado e dócil. Os capitalistas a eles ligados, conseguiram o que queriam: enriqueceram, evitaram as reformas e mandam no país até hoje. Com as novas tecnologias, já não precisam de armas. Um exemplo é o atual Governo. Controlado pelos capitalistas, Lula faz o jogo dessas elites. E, usando a Justiça e os favores de parte a parte, impede que Garotinho se candidate, pois Garotinho se constitui num perigo para o “statu quo”. Como fizeram com o Brizola em 1984, ao impedirem eleições diretas. Agora, reeleito, Lula diz que quando era jovem, era da esquerda (ou seja, a favor dos trabalhadores), mas amadureceu e, agora, é da direita, do lado dos empresários e tentando conciliar capital e trabalho. Vergonhoso.

Cuba, único país a resistir

Sem forças para reagir no diálogo, até porque as elites dialogam mas nada fazem para mudar a realidade, parcela do povo reage com a força. Por isso o surgimento do MST, no Paraná, com apoio da Igreja católica, em 1984 e, agora, o MLST. No caso dos miseráveis incrustados nas favelas dos grandes centros, eles reagem à força, mas em causas particulares e não públicas, o que se constitui num perigo para toda a população, pois agem com violência contra o próprio povo. Os militares, enfim, evitaram as reformas que o país precisa e que parte do mundo fez há muito tempo. Depois do golpe no Brasil, os americanos patrocinaram golpes militares na Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Dominaram a América Latina que é o quintal deles. O único país a resistir aos seus ataques foi Cuba, mas há quase 50 anos o povo cubano sofre um bloqueio econômico de tal ordem que não consegue progredir, embora tenha a melhor educação e a melhor saúde das Américas e o melhor esporte da América Latina. Afora o fato, confessado pela CIA, de que os americanos patrocinaram mais de 300 tentativas para matar Fidel.

Registre-se que, a partir da anistia em 1979, e o retorno de muitos exilados, muitas foram as reações ao regime, que respondeu com prisões, perseguições, torturas e assassinatos. Mas, com a economia indo de mal a pior, os militares foram cedendo espaço. No entanto, sem perder o controle. Tanto que as eleições diretas não ocorreram em 1984, pois temia-se que Leonel Brizola fosse eleito. A eleição presidencial foi indireta e Tancredo ganhou de Maluf. Morreu Tancredo e assumiu Sarney, que foi um desastre. Não podemos nos esquecer da bomba que explodiu no colo de um militar que iria jogá-la no Riocentro, durante um show musical em comemoração ao Dia do Trabalhador, no Riocentro, em 1981. Culpariam os comunistas. Milhares de pessoas morreriam, pois os portões foram fechados. Ataques terroristas vitimaram pessoas na OAB e na Câmara de Vereadores do Rio. Todos os nossos passos aqui em Campos, de 1979 a 1984 foram vigiados pelos órgãos de repressão.

Músicas denunciam o regime

Uma das músicas de Chico denunciando a ditadura:

Acorda amor, eu tive um pesadelo agora
Sonhei que tinha gente lá fora
Batendo no portão, que aflição.
Era a dura, numa muito escura viatura,
Minha nossa santa criatura
Chame, chame, chame, chame o ladrão.
Acorda amor, não é mais pesadelo nada
Tem gente já no vão da escada
Fazendo confusão, que aflição
São os “home”, e eu aqui parado de pijama
Eu não gosto de passar vexame
Chame, chame, chame, chame o ladrão.
Se eu demorar uns meses
Convém, às vezes, você sofrer
Mas depois de um ano eu não vindo,
Ponha a roupa de domingo e pode me esquecer
Acorda, amor, que o bicho é bravo, não sossega
Se você corre, o bicho pega,
Se fica, não sei não. Atenção:
Não demora, dia desses chega a sua hora.
Não discuta à toa, não reclame,
Chame, chame, chame o ladrão, chame o ladrão.
Não esqueça a escova, o sabonete e o violão.

Muitas outras músicas de protesto contra a ditadura foram gravadas. Algumas censuradas, proibidas. Mas a que ficou até hoje como símbolo da resistência dos artistas, sem dúvida, foi a música de Geraldo Vandré, proibida de 1969 a 1980:

Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando):

Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

Pelos campos há fome em grandes plantações
Pelas ruas, marchando, indecisos cordões
Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
E acreditam nas flores vencendo canhão
Há soldados armados, amados ou não
Quase todos perdidos de armas na mão;
Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição
De morrer pela pátria e viver sem razão

Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer

Nas escolas, nas ruas, campos, construções
Somos todos soldados, armados ou não
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais braços dados ou não
Os amores na mente, as flores no chão
A certeza na frente, a história na mão
Caminhando e cantando e seguindo a canção
Aprendendo e ensinando uma nova lição

Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer
Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora não espera acontecer.

Enfim, os americanos venceram: somos um povo submisso

O Brasil passa a significar, para os irônicos: "bravos rapazes americanos silenciosamente irão levando". Os militares encobriam a corrupção com a censura. Quando o economista Roberto Campos faliu um banco do qual era sócio, o Governo cobriu tudo e o nomeou embaixador em Londres. Outro economista, Delfim Netto, como ministro da Fazenda, causou um estrago na economia fraudando os dados da inflação e foi nomeado embaixador em Paris. Voltaram anos depois como se nada tivesse acontecido. Roberto Campos se elegeu senador pelo Rio e Delfim Netto, deputado federal por São Paulo. Antes, no Governo Figueiredo, Delfim foi nomeado ministro da Agricultura e, depois, ministro do Planejamento. Os atos de corrupção do pessoal ligado ao Governo eram proibidos de ser publicados, assim como eram proibidas as matérias que tivessem as palavras operário, proletário, ditadura, Golpe de Estado e matérias que tivessem alguma coisa a ver com os direitos humanos.

Aqui em Campos, Alair Ferreira, que era contador prático e membro da Associação Comercial e Industrial, conseguiu se eleger deputado com as cassações dos deputados contrários à ditadura. Ele era suplente de deputado e assumiu a vaga de um dos cassados. Associou-se ao ministro Mário Andreazza e sua firma fez obras no Brasil inteiro. Ficou milionário e se elegeu várias vezes. Quando o regime militar acabou, seus votos minguaram. Ele morreu logo depois. Outros que ganharam muito dinheiro com os governos militares foram os usineiros. Pegaram milhões de dólares que nunca pagaram. Quando acabou o regime militar, faliram. Todos eles. Evaldo Inojosa, dono da Usina de Outeiro, tinha avião particular. Geraldo Coutinho, dono da Usina Paraíso, em Tocos, tinha avião particular. Viviam como príncipes. Acabou o dinheiro do Governo, eles faliram. Faliram mas não foram obrigados a pagar suas dívidas e, com altos salários do IAA, com receitas de terras arrendadas, jamais conheceram dificuldades básicas.

Décadas de mudanças no comportamento

Durante o regime militar, o mundo sofreu muitas transformações, começando pelos Beatles e os Roling Stones, depois, Bob Dylan, Janis Joplin, Jimmy Hendrix e o Festival de Woodstock nos Estados Unidos em 1969. As barricadas de Paris em 1968, na França, quando os jovens foram às ruas exigir mudanças, foram um marco dessas mudanças de comportamento. Surgiram os hippies, a contestação através das roupas coloridas, do blue jeans, dos cabelos compridos, das relações sexuais livres.

No Brasil, surge o Iê, iê, iê e a Jovem Guarda com um comportamento espontâneo, livre. Raul Seixas dá o tom maluco beleza em protesto contra a farsa montada pela ditadura. Surge a Tropicália com os baianos Caetano, Gil, Bethânia e Gal e todo um modo de ser que era contrário a tudo que existia até então. A minissaia, as mulheres usando calças compridas (o que foi considerado um absurdo), as calças pantalonas, os cabelos compridos, os barbudos, as bolsas tiracolo e as mochilas. Foi uma verdadeira revolução no comportamento que os militares nada puderam fazer, embora tratassem os jovens como rebeldes e com desprezo. Esse movimento nada tinha a ver com os militares, mas ocorreu durante o regime militar e foi tido como contestação à ditadura.

Gerações dóceis

Os males que a ditadura militar causou ao Brasil e aos brasileiros ainda vão continuar prejudicando o povo por muitos anos. A geração que nasceu em meados dos anos de 1960 até os anos 1990, é uma geração que detesta política, acredita que todos os políticos são iguais e aprendeu que o honesto é um idiota, pois o bom é levar vantagem em tudo, como disse o Gerson, jogador da seleção brasileira de 1970, ao fazer uma propaganda de cigarro naquela época.

Essa geração que tem hoje entre 33 e 43 anos, assimilou o individualismo americano e não é solidária. Quer se dar bem na vida e tem um lema: Cada um por si e Deus por todos. Essa geração tem filhos e ensinam seus filhos a cuidarem de suas próprias vidas, sem se importarem com os outros. Assim, vivem numa grande competição e querem cada vez consumir mais. É uma geração sem causa, que nada cria e só reclama. Seus filhos, hoje com idades entre 12 e 20 anos, em média, nunca têm os pais, que só pensam em trabalho e compensam a falta da presença deles em casa com bens de consumo. A geração que se forma também é uma geração sem causa. A vida não tem sentido ou, se tem, o sentido está no consumo, no ter e não no ser. Igualzinho os jovens americanos, tão bem retratados nos filmes Beleza Americana e Kids. 

Ao estudar o período do regime militar, os poucos jovens que ainda pensam começam a entender uma série de coisas que deviam saber há muito tempo. Seus pais nunca tiveram interesse, nem os professores, até agora, disseram alguma coisa importante sobre a época. Até as músicas os jovens não entendem, porque não sabem da importância do que ocorreu entre 1964 e 1984.

Um exemplo é Chico Buarque quando ele canta a música Acorda amor, que diz “acorda amor, eu tive um pesadelo agora, sonhei que tinha gente lá fora, batendo no portão, que aflição”, referindo-se à polícia da ditadura que ia prendê-lo e ele diz “chama o ladrão, chama o ladrão”. Ou quando Elis Regina canta O bêbado e o equilibrista, quando diz “chora a nossa pátria mãe gentil, choram marias e clarisses no solo do Brasil”, referindo-se à dor dos que partiram, expulsos ou fugindo da ditadura. A própria música Caminhando, de Vandré, é cantada pelos jovens que não entendem que ela é um hino contra a ditadura, um canto à liberdade.

Enfim, o imperialismo americano conseguiu o que desejava: um povo submisso e afinado com a cultura do ter e não do ser. Gerações sem perspectiva, capazes das maiores violências e sem parâmetros morais e éticos. Um arremedo de nação que prefere entregar seu destino aos deuses, em vez de forjá-lo ele próprio. Uma lástima. Mas a esperança é a última que morre...



Nenhum comentário: