Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 16 de maio de 2015

Clarissa Garotinho desafios de governar em tempos de crise

Do Facebook de Clarissa Garotinho, sugamos o seguinte texto: 

Governar em tempos de crise
Os municípios brasileiros estão sofrendo perdas financeiras substanciais com a crise nacional: queda no FPM, queda no IPI, queda no FUNDEB e atraso no repasse de recursos federais. 

Somado a isso, os municípios do Estado do Rio estão sofrendo ainda mais com a crise do Petróleo. Os municípios produtores viram a arrecadação cair bruscamente. É o caso do município de Campos, que em 4 meses e meio perdeu 500 milhões em relação ao mesmo período do ano passado. 

Outros municípios como: Búzios, Cabo Frio, Carapebus, Quissamã, São João da Barra, Macaé, Casimiro, Rio das Ostras, estão passando pela mesma situação.

A prefeito Rosinha ao centro da mesa, ao lado de Clarissa e Dr. Chicão 


Este foi o tema do seminário realizado pela prefeitura de Campos com representantes do Governo, parlamentares e entidades do município. Discutimos os desafios de governar em tempos de crise. E alternativas de gestão para este momento.

É preciso, no entanto, defender o legado da gestão da Prefeita Rosinha Garotinho. Desde que assumiu a prefeitura mais de 4.500 servidores foram efetivados por concurso público, correspondendo a 1/3 do quadro atual de servidores ativos do município. Mais de 6 mil casas foram entregues, beneficiando cerca de 24 mil pessoas. 

A prefeitura, aliás, ganhou prêmio de maior programa habitacional do interior do país. Diversas obras foram entregues como as creches-modelo e as vilas olímpicas. E a secretaria de educação inovou com o programa das lousas digitais nas escolas, que hoje só existe em 2 cidades brasileiras. Campos também saiu na frente na vacina do HPV, que previne o câncer do colo de útero.

A passagem social e a nova frota de ônibus que começa a circular também são conquistas importantes no setor de transportes. 

Por 3 anos consecutivos o município de Campos ficou em primeiro lugar no ranking de investimento per capta do Brasil, segundo a Revista Multi-Cidades. 

Governar em tempos de crise não é fácil e exige reestruturação. Mas não podemos perder de vista o quanto avançamos! 

Quero parabenizar a prefeita Rosinha e toda a sua equipe por estar mobilizada para superar a crise nacional que afeta os municípios e garantir que as principais conquistas sociais não sejam afetadas. 

Trianon lotado com secretários, servidores, vereadores e líderes políticos

(Clarissa participou da reunião do governo municipal, no Trianon, na tarde/noite de ontem - 15/05)

Nenhum comentário: