Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 23 de maio de 2015

Garotinho e Rosinha construíram quase todas as 78 creches de Campos

O município de Campos tem sido pioneiro na construção de creche, a partir de 1999, durante a gestão do então prefeito Anthony Garotinho e que teve continuidade na administração da prefeita Rosinha Garotinho. O secretário de Controle e Orçamento, Suledil Bernardino, lembra que na época o município de Campos tinha apenas duas creches públicas: uma no bairro da Penha e outra no Jardim Carioca, ambas funcionando nos centros sociais urbanos construídos pelo governo federal.
- A partir daí, a Prefeitura de Campos iniciou um amplo programa de construção de creches. Em quatro anos de governo Garotinho, foram construídas 40 creches e, também, foi feito o primeiro concurso para educador de creche para atender cerca de 4 mil crianças. Essas creches contribuíram e muito para ajudar as mães trabalhadoras que, na época, eram em sua maioria formadas por comerciantes, faxineiras e cortadores de cana – informou o secretário.
Ele ressalta que Guarus e os bairros populares foram os maiores beneficiados com esse investimento feito pela prefeitura com pequeno aporte de recursos para custeio da antiga Legião Brasileira de Assistência (LBA).  “O município de Campos se tornou referência no estado no que se refere a este pioneirismo”.
- Hoje, Campos conta com 78 creches, ou seja, muito pouco se fez pela infância em Campos pelos prefeitos que sucederam o governo Garotinho e antecederam Rosinha, que está dando continuidade a este programa. Tiveram coragem de alugar casas às pressas para atender às demandas do Ministério Público e transformaram lugares insalubre, inadequados para atendimento à pré-infância – informa, lembrando que, atualmente, o município possui cerca de oito mil crianças matriculadas em creche.
A prefeita Rosinha Garotinho, procurando corrigir esta distorção, e oferecer qualidade de ensino às crianças e aos educadores de creche, vem construindo em todo o município creches modelo, com alto padrão de qualidade. Cada uma destas creches possui salas de aula, pátio, salas de atividades, refeitórios, brinquedotecas, fraldários, berçários, lactários e banheiros. As unidades funcionam das 7h às 17h e oferecem 100 vagas por unidade.
Novas creches modelo - As creches construídas e inauguradas na gestão da prefeita Rosinha Garotinho estão localizadas cinco unidades em Guarus: Parque Lebret, Custodópolis, Parque Alvorada, Codin, Jardim Aeroporto, além de concluir uma obra que estava abandonada no Parque Santa Helena e reabrir a Creche José Eduardo Peixoto Zandonaide.  Na região sul, foram entregues a creche de Rio Preto e a creche João Siqueira dos Santos, na Tapera. Na Baixada Campista, foram colocadas no padrão modelo as creches do Farol de São Tomé e implementada a creche em Saturnino Braga.
Na região do norte do município, foi implementada a creche do Nova Canaã e ampliada, de acordo com os padrões modelo, a creche de Santo Eduardo. Na margem direita do Rio Paraíba, foram implantadas as creches modelo nos Parques Esplanada, Julião Nogueira, São Benedito e Novo Jóquei, além do Jóquei 2 e no bairro da Penha, esta em parceria com o governo federal.
(Matéria do site Campos 24 horas)

Nenhum comentário: