Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 20 de maio de 2015

Homenagem a Ricardo Kirk foi muito concorrida

Com a Lira Guarany executando o Hino Nacional e oficial do 56º Batalhão de Infantaria executando, na corneta o toque do Patrono, a solenidade de inauguração do busto de Ricardo Kirk, primeiro aviador do Exército Brasileiro conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores Edson Batista revestiu-se de um momento histórico.

À solenidade estiveram presentes oficiais do Comando Nacional da Aviação do Exército, o tenente-coronel comandante do 56º BI, com uma brigada de oficiais e soldados, representante do COOPAM, presidente da OAB-Campos, membros do Clube de Astronomia Louis Cruls, da Maçonaria, da Infraero, da Associação Comercial e Industrial de Campos, do Tiro de Guerra de Teresópolis, do Aeroclube de Campos, entre outras entidades, além de vereadores, professores e alunos do Liceu de Humanidades de Campos.

Após a inauguração do busto, ao lado de José do Patrocínio no corredor cultural inaugurado no dia 13 de maio e que terá bustos de figuras ilustres que ajudaram a fazer a nossa história, como Benta Pereira, Saldanha da Gama, Luis Carlos de Lacerda, Edson Batista convidou os presentes para, no plenário, assistirem o documentário sobre o Capitão Kirk, morto em acidente aéreo em 1915. Em seguida, a Câmara entregou comendas ao Comando da Aviação do Exército, representado pelo major Leopoldo, ao 56º BI, representado por seu comandante, tenente-coronel Cruz, a Wedson Gebara e Ramon Peres Pia pelo apoio e participação na homenagem ao capitão Ricardo Kirk. 

Os presentes receberam uma cópia dom documentário que, segundo Edson Batista está à disposição para quem desejar um exemplar, assim como o livreto sobre Ricardo Kirk, que, a partir de amanhã, di 21, poderá ser solicitado na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara. Durante a solenidade, foi executado o hino da Brigada Kirk e a cerimonialista leu os emails enviados pela diretora da Casa de Cultura de Porto União (SC) Therezinha Wolff, e do historuiador e professor da \Universidade do Contestado, Aluizio Witiuk.   

A OAB-Campos e a Maçonaria solicitaram ao presidente da Câmara, via ofícios, que fosse restaurado o nome da rua Kirk. Edson explicou que a Nova Lei Orgânica, aprovada ano passado, não permite a mudança de nomes de rua. Mas adiantou que ma rua da cidade será escolhida para receber o nome do Patrono da Aviação do Exército, assim como uma rua terá o nome da mãe de José do Patrocínio, Justina Maria do Espírito Santo. 

O próximo documentário da Câmara, produzido pela TV Câmara Campos será a heroína campista Benta Pereira, que liderou a luta contra os donatários da Capitania da Parahyba do Sul entre 1730 e 1748, motivando a interferência do Rei do Dom José I, que acabou com o domínio dos visconde da Casa de Asseca e libertou os campistas de seu jugo, em 1752.  

Nenhum comentário: