Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 24 de junho de 2015

Câmara inaugura busto de Benta Pereira e lança documentário sobre a heroína

A Câmara Municipal de Campos homenageou na tarde desta terça-feira (23), com a inauguração de um busto no Corredor Cultural e um documentário sobre sua trajetória, a heroína campista Benta de Souza Pereira, a mulher que articulou o grupo responsável pelo Levante da Câmara, ocorrido em 21 de maio de 1748 — quando campistas invadiram a Câmara contra o domínio dos Assecas.
Inaugurado o busto de Benta Pereira no Corredor Cultural. 
Na foto, Edson Batista e convidados, incluindo a diretora adjunta 
do Colégio Estadual Benta Pereira e os vereadores Neném e Auxiliadora Freitas

O documentário, que é o mais novo vídeo do projeto Memorial Câmara, foi produzido pela equipe da TV Câmara. Nele há gravações feitas em Campos, Rio de Janeiro e Niterói, além de entrevistas com personalidades, entre elas, a doutora em Comunicação Social com pesquisa sobre Benta, professora Sandra Viana; a ex-vereadora e escritora Antônia Leitão; Maria Helena Gomes, atriz que interpretou Benta; e Walnize Carvalho, filha do escritor Valdir de Carvalho, que falou sobre a obra do pai a respeito da história de Benta.
Alunos do Colégio Estadual Benta Pereira

Um grupo de alunos da Escola Estadual Benta Pereira, — fundada em 1911 — acompanhados da diretora Denise Peixoto Ribeiro, prestigiou o evento. O presidente da Academia Campista de Letras (ACL), professor Helio Coelho, considerou a criação do Corredor Cultural uma inovação para Campos. “Os próximos presidentes dessa Casa terão por obrigação aprofundar a ação cultural iniciada por Dr. Edson Batista. Através da cultura essa Casa enobrece sua função”.
A palestrante da noite, Rafaela Machado, falou sobre Benta

Rafaela Machado, mestre em sociologia política, ministrou palestra sobre Benta. Residindo em Campos desde 2006, ela contou que a partir de pesquisas feitas no Arquivo Municipal apaixonou-se pela homenageada. “Em muitas dissertações de universidades, Benta aparece como personagem dentro do Levante e não protagonista, mas quando vamos à documentação vemos que ela foi a grande liderança do Levante e da família Manhães Barreto”.
Ao parabenizar a Câmara, Rafaela disse torcer para que a iniciativa sirva de exemplo para despertar um olhar mais atento e afetuoso pela história. “Não vamos olhar para Benta como uma pessoa que fez "alguma coisa", mas como agente da construção do que somos hoje”.
O presidente da Câmara, Edson Batista, afirmou que o documentário é mais um esforço do Legislativo em preservar a memória histórica de Campos. “Benta foi um ícone da mulher guerreira — matriarca que, viúva, criou os filhos e dirigiu os negócios que envolviam diversas propriedades”.
Além de Benta, integram o Corredor Cultural da Câmara, heróis como Nilo Peçanha, José do Patrocínio e Ricardo Kirk. Os próximos bustos, segundo o presidente, serão do abolicionista Carlos de Lacerda e de Saldanha da Gama.
Edson Batista fala na inauguração do busto de Benta Pereira

Hélio Coelho representando a Academia Campista de Letras

Margarida Nascimento representando o Conselho da Mulher

A Lira Guarany, sob a regência de Ézio, 
executou o Hino Nacional e o Hino a Campos

Sandra Viana é homenageada com uma placa, entregue por Hélio Coelho

Auxiliadora Freitas entrega placa a Maria Helena Gomes

Walnize Carvalho recebe placa das mãos de sua mãe

Encerramento da Sessão Solene em homenagem a Benta 
Da esquerda para a direita: Vereador Mauro Silva, Hélio Coelho, Comandante do 56º BI, coronel Cleiton Cruz, vereadora Dona Penha, Maria Helena Gomes, Edson Batista, Walnize Carvalho, vereadora Auxiliadora Freitas, Sandra Viana, Rafaela Machado e Margarida Nascimento. 

(Matéria do site da Câmara e fotos de Check)

Nenhum comentário: