Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 17 de julho de 2015

Maria Fuxico - artesanato regional em Goitacazes

(Matéria e fotos do site Ururau)
Vera Vasconcelos

O projeto Maria Fuxico, baseado na casa da Paróquia São Gonçalo, em Goitacazes, está resgatando a lenda campista do Ururau da Lapa com artesanatos temáticos do lendário jacaré, feitos com material reciclado.

Na tarde dessa quarta-feira (15/07), o grupo organizou um evento de divulgação na casa, com objetivo de mostrar os produtos à venda. As artesãs confeccionaram também um catálogo com todas as peças.

Entre as muitas peças expostas estão panos de prato, bolsas, relógios, luminárias e cadernos, feitas de fuxico, bordados e folhas de bananeira, entre outros materiais.
A artesã Vera Vasconcelos, natural de Recife, e que trabalha com fuxico desde os 10 anos de idade, contou que a ideia do grupo é resgatar lendas de Campos e dos municípios vizinhos.


“A história do Ururau da Lapa é muito bonita, rica e encantadora. Vamos fazer esse resgate ao mesmo tempo em que mostramos nossa arte”, explicou.

Segundo a artesã, as artistas estão na casa da paróquia desde outubro de 2014, mas já estavam em Goitacazes desde 1988, quando ficaram instaladas na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho.

Vera disse ainda que em tempos de crise econômica, o grupo busca ser autossustentável e proteger o meio ambiente, usando obra prima reciclável.

“Queremos apresentar as obras para o maior número de pessoas possíveis. Conseguir viver delas e ajudar no turismo”, disse.

Uma inovação pensada por Vera é a união do artesanato com a moda, pois para ela, “tudo que vestimos é artesanato, vamos usar os temas de cama, mesa e banho nas roupas”.

A gerente de Turismo da Prefeitura de São Fidélis, Lulu Assumpção, esteve no evento e contou que a iniciativa das artistas é muito importante, pois elas reavivam a cultura de raiz.
“Elas realizam obras lindas, e não desistem de levantar a arte da cidade”, contou.


O espaço utilizado pelo grupo de artesãs e donas de casa da zona rural de Campos, funciona como oficina para adultos e adolescentes a partir dos 12 anos.

Além das aulas ministradas na casa, oficinas também são oferecidas para detentas do Presídio Feminino Nilza da Silva Santos e dependentes químicos.

Vera leva a arte do fuxico a dependentes químicos e Ana Lúcia Pessanha ensina artesanato feito com folhas de bananeiras para as presidiárias.

“Esse trabalho no presídio é muito gratificante. Tem gente de todo tipo. Elas conversam muito e são muito carentes”, explicou Ana.


O grupo lançou, também, uma encadernação de um cordel sobre a lenda do Ururau da Lapa. "O cordel faz parte da cultura brasileira, e a lenda campista tem um grande apelo, trata de uma donzela, um rapaz apaixonado e do jacaré do sino da Lapa", finalizou.

(Matéria do jornal virtual Ururau - reportagem de Amaro Mota)

Nenhum comentário: