Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 19 de julho de 2015

"Se o povo pedir, as Forças Armadas estão preparadas" - diz militar do Exército

“As Forças Armadas estão preparadas”

Eros Sanches é um sargento do Exército em uma unidade militar de Santa Catarina. Ele postou um comentário em sua página no Facebook, criticando os que criticaram a continência militar durante a execução do Hino Nacional nos jogos Pan Americanos.

Seu comentário deu margem a muitos outros, que revelaram posições políticas de alguns e do próprio Sanches, até que uma pessoa, chamada Letícia Muller, criticando o governo do PT, disse que “todo o sistema” deveria ser mudado. E o militar, então, disse que basta o povo pedir que eles estão preparados para o golpe, que ele chamou de excessão, como poderão ler abaixo. 

O fato parece sem importância, mas é preocupante, quando sabemos que a crise econômica está gerando uma crise política e muitos que não usam o bom senso estão pedindo a cassação de Dilma e outro, o retorno dos militares ao poder. Apenas para reflexão, reproduzo:

• Letícia Miller: Concordo plenamente contigo amigo Eros José Sanches, também não vou entrar em discussão pela forma como votamos, "urnas eletrônicas" que particularmente eu acho que podem ser "fraudáveis" , mas isso é opinião minha, só não entendo uma pessoa se eleger com a maioria dos votos e pouco tempo depois tem só 10 % de aprovação.... mas sei que nem adianta discutir isso, teria que mudar todo sistema! Abraços amigo!

• Eros José Sanches Há solução, Leticia Muller: "mudar todo o sistema". Para isso temos que entrar em um Regime de Exceção. É só o povo pedir que as Forças Armadas fazem o resto.

Resposta minha ao Sargento Eros Sanches, em sua página, no Facebook: 

Caro Sanches, sobre o comentário que fez acerca da "opinião" de Letícia, de que as Forças Armadas atenderão o povo e darão um novo golpe, quero dizer que isso já é algo que deve ser divulgado mais amplamente, como tem feito o Bolsonaro, por exemplo. Os militares, obedientes ao comando das elites (estrangeiras e brasileiras), deram um golpe e impediram o desenvolvimento da nação. Ajudaram o desenvolvimento de uma pequena parte da nação, que enriqueceu, enquanto a outra parte, maior, tornou-se cada vez mais espoliada e miserabilizada. 

Os EUA, então, exigiram o fim da ditadura, pois queria o aumento do consumo. Melhorou um pouco nas últimas décadas, mas grande parte ainda vive na miséria e os ricos ficam cada vez mais ricos. Temos que dar um jeito nisso, mas democraticamente. Quando você diz que, se o povo pedir, as Forças Armadas darão o golpe, resta saber que "povo" é esse? Seria o mesmo que foi às ruas em 1964, com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade"? Mas ali estavam justamente as elites que temiam um governo popular, uma reforma agrária, uma divisão de renda, enfim, que tanto precisamos. A maioria do nosso povo nem sabia o que estava acontecendo. 

Então, cabe a pergunta: que povo? Por outro lado, garanto a você, que não viveu aqueles tempos, a não ser como mero espectador de uma fase final do regime, que as Forças Armadas não estão em condições de dar golpe. Elas só deram, àquela época (em vários países da América Latina) devido à Guerra Fria e o apoio dos EUA. Hoje, não teriam apoio dos EUA. 

Os militares existem, repito, para obedecerem as ordens civis. Assim como nos EUA. Jamais para governarem. Até porque já provaram sua incompetência político/administrativa. O povo paga aos militares não para darem golpes, mas para defenderem a pátria, se esta correr perigo.

Nenhum comentário: