Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Alunos de escola municipal cantam Sky Light para projeto mundial de astronomia

(Foto: CMCG)

Alunos do 6° ano da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, do Farol de São Thomé, foram os escolhidos para representar o Brasil no projeto Opera Skylight. A TV Câmara Campos apoia esta participação com a gravação e transmissão do coral montado especialmente para o projeto. Nesta terça-feira (22), os estudantes do Farol estiveram no plenário da Câmara para um ensaio geral.
O programa de descoberta de asteróides em Campos acontece através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Clube de Astronomia Louis Cruls. “Eles são os únicos representantes do Brasil no Opera Skylight 2015, um projeto que une música e astronomia. No dia 3 de outubro eles irão se apresentar para os 35 países participantes, ao vivo, através de uma transmissão on-line feita aqui na Câmara pela TV Câmara”, explicou Carla Sales, coordenadora de ciências da Secretaria de Educação.
A canção escolhida foi “SkyLight – a Global Science Opera”, com letra escrita em conjunto pelos países participantes. “Os ensaios começaram na escola, para que todos pronunciassem bem a letra em inglês. Hoje (22) estamos gravando a apresentação, pois caso haja algum imprevisto no dia 3, essa gravação possa ser utilizada para marcar nossa participação”, disse Carla.
Marcelo de Oliveira, coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls, afirmou que os alunos tiveram sua participação no Opera Skylight confirmada durante o Encontro de Astronomia ocorrido na Câmara no mês de abril.
“O coordenador esteve aqui em Campos participando do evento na Câmara e confirmou a participação dos estudantes do Farol como representantes do Brasil. Essa será mais uma forma de incentivar essa geração a gostar de astronomia. Uma forma de associar a ciência com a arte”.
Aos 12 anos, João Vítor Tuller, estudante do 6° e morador do Farol, nunca tinha participado de um coral. “É a primeira vez que canto. Fiquei um pouco nervoso, mas foi tudo bem. Adorei o passeio fora da escola, pois nunca tinha entrado aqui na Câmara”, disse.

Nenhum comentário: