Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Avelino lança, na Câmara, 2ª edição de Faria tudo outra vez

(Foto: César Ferreira)
(Foto de Avelino na matéria do jornal O Diário)
Jornalista, escritor e professor, Avelino Ferreira, vai relançar no próximo dia 24, às 19h30, no foyer da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes-RJ, a 2ª edição do seu livro Faria tudo outra vez, a biografia do fundador do primeiro sindicato de trabalhadores rurais do Brasil, Antônio João de Faria. O livro teve sua 1ª edição publicada no Congresso dos Trabalhadores Rurais em Brasília(DF), no ano de 1995, e contou com a presença de Cristóvão Buarque e Eduardo Suplicy.
O lançamento integra a programação do Festival Doces Palavras (FDP), evento que será realizado de 23 a 27 de setembro de 2015 pela Prefeitura de Campos, em parceria com a Associação de Imprensa Campista (AIC) e a Academia Campista de Letras (ACL), com apoio da Câmara de Vereadores de Campos, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Instituto Federal Fluminense (IFF), Liceu de Humanidades de Campos (LHC), Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Campos (OAB/Campos), Câmara de Dirigentes Lojistas Campos (CDL/Campos) e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
“Antônio João Faria tem uma grande importância para o sindicalismo brasileiro. Ele era admirado por lideranças políticas de renome, como o líder comunista Luis Carlos Prestes. Fundou, em 1933, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Açúcar e, no dia 23 de outubro de 1938, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos. Sua notoriedade era tanta que, nas comemorações dos 25 anos da entidade, em 1963, promoveu um encontro do qual participaram, entre outros, o ex-presidente da República, Juscelino Kubitscheck”, informou Avelino.

O sindicalista trabalhou nas terras da Usina Santo Antônio, no Beco. Por conta de suas atividades, foi afastado do sindicato pela ditadura militar, respondeu a um Inquérito Policial Militar (IPM) e foi processado pelo Centro de Informações da Marinha (Cenimar). Dez anos depois, em 1974, foi absolvido, juntamente com outros companheiros, entre os quais Delso Gomes e Almirante Costa.  “Antonio João de Faria foi suplente de vereador pelo PTB, chegando a exercer o mandato por um curto período. Nascido em Campos no dia 3 de outubro de 1905, faleceu aos 87 anos em 1992”, conta o escritor que lembra ainda que, colocado no ostracismo e proibido de entrar no sindicato que fundou, Faria participou muitas vezes do programa de rádio do então radialista Anthony Garotinho, que era muito amigo do líder sindical.

Avelino lembra um episódio que considera “marcante”, envolvendo o líder dos trabalhadores rurais: “Em 1979, já próximo da abertura política, Antonio João de Faria foi convidado a falar para os universitários da Faculdade de Filosofia. Na oportunidade, Faria disse que aos trabalhadores rurais só restavam duas saídas: ou morrer de fome ou morrer lutando. E completou: “de fome eles já estão morrendo”, deixando no ar o que ele realmente pensava, ou seja, a dura realidade para os rurais só mudaria se lutassem. Mas isso não ocorreu. O MST só iria surgir em 1984, no Paraná”, concluiu.
O autor – Vencedor de concursos de crônicas, reportagens, contos e monografias, Avelino Ferreira tem quatro livros publicados: Faria Tudo Outra Vez em 1995 e, agora, em 2015; José Cândido – Vida e Obra em 2004, que teve a 2ª edição lançada em 2014. Lançou ainda “Câmara de Campos – 360 anos”, em 2013; e “São Salvador – 360 anos – a história da praça, da matriz e da festa ao Santíssimo”, em 2012.
Fonte: O Diário – Foto: César Ferreira

Nenhum comentário: