Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 27 de outubro de 2015

Vereadores mirins serão diplomados deputados nesta quarta

 Vereadores mirins em Brasília, com seus acompanhantes e Dr. Edson Batista 
 
Os novos Deputados Federais Mirins de Campos, empossados em Brasília durante o Plenarinho 2015 ocorrido entre os dias 22 e 23 de outubro, irão receber seus diplomas na Câmara de Vereadores de Campos, nesta quarta-feira (28), às 16h. Os 10 jovens foram os responsáveis pela apresentação e defesa do projeto “Incentivo a produção audiovisual nas escolas”, de autoria de Bruno da Costa Pajola, 12 anos, aprovado durante o evento.

“Estivemos no centro da política nacional com nossos jovens vereadores, agora deputados. Começamos com o projeto Bonde da História – Estação Câmara, o embrião do Parlamento Mirim. Em seguida as escolas participantes realizaram eleições para vereadores mirins. A Câmara se inscreveu no Plenarinho e nossos jovens apresentaram projetos, sendo que um deles chegou à final, em Brasília, onde foi aprovado. Tudo isso comprova o sucesso do nosso projeto”, disse Edson Batista.

Para a mãe de Lauander Barcelos Rangel, Elaine Barcelos, a participação do filho neste processo o ajudou bastante. “Foi muito importante para ele até pela sua timidez. Ele ganhou um conhecimento incrível, aprendeu sobre política com a participação como vereador mirim, ficou com mais vontade de ir à escola e até suas notas melhoraram”.

Cláudia Tinoco, representante do Colégio Estadual José Francisco de Sales, elogiou a iniciativa da Câmara. “O projeto Bonde da História culminou no Plenarinho, em Brasília. Tudo começou com eles, fazendo eleições nas escolas e vivenciando tudo isso. O grande ganho é o conhecimento da democracia, a importância da política. E ainda tivemos um dos projetos escolhidos em Brasília, o que foi maravilhoso. Um conhecimento para o resto da vida”.

Luís Alberto Miranda, representante do Colégio Estadual Dom Otaviano de Albuquerque, não esperava ir a Brasília. “Pensando no projeto feito pela Câmara de Campos desde o início não imaginava que fossemos chegar até Brasília. É um aprendizado não só a respeito de política, mas também de cidadania. A Câmara ofereceu cursos de oratória, informática, participação em outros projetos, e agora, em Brasília eles têm a dimensão disso tudo.”

Rayssa Mariano, deputada mirim campista, viajou de avião pela primeira vez. “Não imaginava que chegaria em Brasília e ainda conseguiria falar em público. Pensei que ia morrer de medo de avião, mas foi tudo super legal e aprendi muito. Queria agradecer por tudo a Marilene Merlin (coordenadora do Bonde da História), que sempre acreditou em nós, e ao Doutor Edson que pensou em tudo para nós. Agradeço principalmente pelo meu desenvolvimento, por tudo que conquistei”.
(Matéria do site da Câmara)

Nenhum comentário: