Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 11 de abril de 2016

Eu digo não ao golpe

Não ao golpe
Venho de longe. Conheço história. Sei da necessidade do zé povinho de ficar ao lado dos poderosos. Sei da videotização do nosso povo, de sua despolitização, da sua falta de interesse pelo coletivo e de sua individualização provocada pela americanização do Brasil pós 64.

Por isso, embora saiba que o PT é um engodo (desde sua formação), não posso ficar favorável ao golpe que tentam desfechar na presidente Dilma Roussef. Quem deseja sua cassação? Os banqueiros, a FIESP, as Organizações Globo e, claro, parte ponderável da classe média, que jamais ficará ao lado dos pobres. A exceção confirma a regra.

Para além deles, os EUA  não querem o Brasil negociando com a China, a Rússia, a Índia e outros países como Cuba (eles podem), Venezuela, África do Sul... aliás, os EUA negaram participação nos golpes militares nos países da América Latina e, depois, liberou documentos que comprovam que eles financiaram todos os golpes.

Alguns dizem que estou vendo fantasmas, que abracei a teoria da conspiração. Diziam isso do Brizola, quando denunciava ele a interferência dos EUA na América Latina e, claro, no Brasil. Riram dele mas, depois, reconheceram que ele tinha razão.

E por que desejam cassar a Dilma? Por que temem que Lula vença as eleições de 2018. Por que desejam o fim dos programas sociais. O PT colabora, com a prática de tudo aquilo que seus partidários abominavam. Mas não é por erros cometidos que as elites querem fim da era petista, mas porque não podem suportar ver seus filhos misturados com os plebeus nas universidades.

O PT não teve a coragem para propor, quando no governo, as reformas que o Brasil necessita. Limitou-se a seguir as regras capitalistas e, por isso mesmo, foi aceito e assimilado pela direita, que indicou o vice-presidente de Lula. Fez mais do mesmo, ou seja, ampliou os benefícios sociais iniciados no Governo Fernando Henrique e criou alguns outros. Mas reforma de verdade no sistema, não fez.

Quando vejo no Parlamento figuras como Paulo Maluf, Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Jader Barbalho e outras do mesmo naipe conspirando a favor do golpe, fico pasmo. Estou do lado contrário. Contra o golpe.

Para terminar, vou citar um fato conhecido no mundo: O parlamento do Chile, no Governo Allende, ficou a favor de um golpe. Financiados pelos EUA, empresários, políticos e industriais não mediram esforços para derrubar o presidente. Desesperados, porque o povo ficou a favor de Allende, tramaram o golpe militar, usando pessoas da confiança do presidente, como o general Pinochet. Pois bem, os militares bombardearam o Palácio do Governo, mataram Allende e tomaram o poder. Os parlamentares comemoraram. No dia seguinte, Pinochet fechou o Congresso, implantou um regime de terror, matou milhares de pessoas, muitas das elites que o apoiaram e privatizou tudo no país.


Não quero comparar Dilma a Allende, mas sim, mostrar que a direita latina se une aos EUA e mantém-se no poder. Sempre. A ilusão do PT é que tem o poder, por exercer o comando da nação. Quem manda, de verdade, é quem tem a grana e as armas. Porém, nosso dever, como democratas, é resistir às tentativas de golpe da direita. E, perdendo, lutar contra a direita

Nenhum comentário: