Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 12 de maio de 2016

O PMDB assume o governo, novamente. Vida que segue.

Mais uma vez o PMDB assume a Presidência da República apenas com os votos dos deputados e senadores e, mais uma vez, o Vice-Presidente, um dos próceres do Partido, lidera a administração nacional. A diferença de hoje com a eleição indireta que colocou José Sarney no poder e a "era Collor", quando assumiu Itamar Franco, todavia, é enorme, pois contra Dilma foi um golpe. O país está dividido entre o desejo dos ricos (FIESP, banqueiros, Globo) e dos pobres (a esquerda brasileira que defende a continuidade dos programas de transferência de renda para minorar os graves problemas sociais do país.

Lula e o PT, incluindo os mandatos de Dilma Roussef, não deixaram um legado digno de registro histórico. Ao contrário. Mesmo tendo ganho elogios internacionais com a redução da pobreza, o que fizeram foi mais do mesmo. Ou seja, ampliaram programas sociais e criaram outros, beneficiando milhões de brasileiros. Por outro lado, não houve um projeto posto em prática que revelasse um norte que pudesse conduzir o Brasil no caminho que pudesse colocá-lo, num futuro próximo, no "primeiro mundo". E os ricos foram mais beneficiados que os pobres, criando um paradoxo: um Partido dos Trabalhadores que salvaguarda o patronato. 

Obviamente que não foi por isso que Dilma Roussef foi afastada do cargo, em termos técnicos ou legais. Os motivos arranjados pela direita para derrubá-la seriam ridículos se não fosse a culminância do processo, que é uma tragédia: decretos sem autorização do Congresso e abertura de crédito sem dinheiro em caixa. Coisas que todos fizeram, não só Presidentes, mas também governadores e prefeitos. Só que, não tendo nada contra Dilma que pudesse gerar uma cassação, esses motivos foram suficientes, já que ela não tem o controle do Congresso. 

Enfim, o PT pagou pelos seus erros. O governo foi "amiguinho" e seus "amiguinhos" deram um golpe. Para a Nação, uma catástrofe. Para o nosso dia a dia, quase nada vai mudar. Já passamos por crises piores. O triste é que o PT fez com que a esquerda ficasse desmoralizada, agindo como a direita. 

Vamos nos preocupar, agora, com as eleições municipais, pois as campanhas político/eleitorais nem sequer começaram, justamente porque todos nós estávamos absorvidos pelos debates no Congresso. Vida que segue e sonhos que se distanciam de nosso horizonte...

Nenhum comentário: